Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Crianças do Centro Educativo descobrem a “Ciência Divertida”

2012-04-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Atividade foi dinamizada pelo Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”

As crianças do Centro Educativo de Mortágua receberam no passado dia 10 a visita do projeto “Ciência Divertida”. A iniciativa foi dinamizada pelo Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida” e envolveu as 273 crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico que frequentam aquele estabelecimento de ensino.
Como o próprio nome já sugere, a “Ciência Divertida” é um projeto que quer levar a ciência às crianças, ao mesmo tempo de uma forma lúdica e pedagógica, recorrendo a uma linguagem, materiais e experiências simples, mas eficazes em termos de compreensão.

“Não é dar-lhes conceitos teóricos mas tornar simples aquilo que pode ser complicado de explicar, fomentando a participação e a interação das crianças, deixando mexer, trabalhar e experimentar elas próprias, porque isso ajuda-as a memorizar esses conceitos”, explicou Maria João Barros, monitora e responsável do Ciência Divertida no distrito de Viseu.

Numa das sessões as crianças estiveram a aprender como funciona o sistema solar e os planetas. Recorrendo à improvisação, com bolas, berlindes, grãos e uma linha no chão, as crianças compararam o tamanho e a distância relativa dos principais planetas do sistema solar face à Terra. As crianças recriaram também o movimento de rotação e translação da Terra, com o seu corpo.

“É uma matéria que nós lecionamos no 3ºano e depois é reforçada no 4ºano. Eles gostam muito e fazem pesquisas em casa, mesmo antes de lhes ensinarmos muitas delas já sabiam quais eram os planetas maiores, os que têm luas ou anéis, os que são mais quentes ou mais frios”, contou-nos a Profª. Céu Fernandes. E confidencia: “uma coisa que intriga muita a criança nesta idade é a noção de que a Terra é um planeta que está suspenso no espaço, porque a ideia inicial é de que é uma coisa fixa, com chão por baixo. É uma descoberta que gera nelas um certo encantamento, uma certa inquietude, ficam até boquiabertas quando descobrem que não é assim”.
Noutra experiência simulou-se dentro de um copo a atmosfera da Terra e fez-se incidir uma luz para que as crianças pudessem perceber o efeito da luz solar sobre a Terra e porque é que o céu tem aquela cor azul característica.

Noutra sessão o tema em foco foi o desenvolvimento sustentável, falou-se dos recursos naturais, das fontes de energia, da reciclagem, da poluição. As crianças foram sensibilizadas, nomeadamente, para o problema da poluição causada pelos meios de transporte e para formas alternativas de reduzir a poluição no dia a dia, como sejam, usar transportes públicos, partilhar o automóvel, andar mais a pé e de bicicleta. Ainda dentro desta temática, as crianças foram sensibilizadas para outro assunto, cada vez mais na ordem do dia - a poupança da água. E ficaram surpreendidos com a quantidade de água que é desperdiçada quando lavam as mãos ou os dentes com a torneira da água a correr durante alguns minutos.


Algumas crianças viajaram no tempo até ao mundo dos dinossauros, para conhecer estes fantásticos e enormes animais, já extintos, mas que continuam a povoar o imaginário de crianças...e adultos. Como viviam, quais os seus hábitos alimentares, porque terão desaparecido da face da Terra?, foram algumas das questões discutidas com as crianças, que mostraram estar bem informadas sobre estes animais, talvez por influência das séries televisivas e do cinema. Entre outras atividades, puderam pegar nalguns exemplares em miniatura, montar o esqueleto de um dinossauro e até fazer o papel de paleontólogos e assim descobrir como sabemos tanto dos dinossauros apesar de já terem desaparecido há milhões de anos.

Entretanto, apurámos, vai começar a funcionar em breve, no Centro Educativo, uma sala dedicada às ciências experimentais, devidamente equipada, tendo o Município também colaborado no seu apetrechamento.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade