Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Actividade dinamizada pelo Projecto “Da Escola, Agarra a vida”

2012-04-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Jovens acompanham profissionais durante um dia de trabalho

Durante as férias letivas da Páscoa, jovens estudantes do Agrupamento de Escolas de Mortágua estão a acompanhar um dia de trabalho de profissionais ligados a diferentes áreas. Trata-se da ação “Na Sombra de um Profissional”, dinamizada pelo Projeto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, inserindo-se na sua vertente de Orientação Escolar e Profissional.

A atividade envolve 30 jovens, do 9º e 12º ano, com idades entre os 14 e os 18 anos e conta com a prestimosa colaboração de Empresas, Instituições e Associações (locais, regionais e nacionais), que manifestaram disponibilidade para receber os jovens, atendendo aos objetivos em causa. Entre as entidades colaboradoras contam-se nomeadamente a Universidade de Aveiro, Instituto de Reinserção Social de Viseu, Destacamento Territorial da GNR, Diretoria da Policia Judiciária de Coimbra, Associação Académica de Coimbra, Instituto de Ciências Sociais e Políticas de Lisboa, Companhia de Teatro ACERT, Escola Profissional de Artes de Coimbra, e a própria Câmara Municipal de Mortágua.
A escolha dos profissionais foi feita pelos próprios jovens, em função da sua curiosidade e dos seus interesses.

Esta ação proporciona aos jovens um conhecimento mais objetivo e uma visão global do trabalho desenvolvido por vários profissionais na sua área, permitindo-lhes desenvolver as suas perspetivas acerca das profissões e das suas preferências vocacionais. Os jovens tomam contacto direto com as tarefas, o ambiente de trabalho, os processos de trabalho, as relações humanas, a tomada de decisões, e dessa forma podem reconstruir a imagem que possam ter de determinadas profissões, que muitas vezes é superficial ou intuitiva, ou descobrir aspetos novos que desconheciam acerca daquela profissão em concreto.
Os profissionais que os jovens estão a acompanhar são muito diferenciados: Psicólogo, Engenheiro Civil, Engenheiro Informático, Técnico de Robótica, Mecânico, Ator, Investigador Criminal da Polícia Judiciária, Militar da GNR, Treinador de Ginástica de solo, Gestor, Farmacêutico, Cavaleiro, Politólogo.

A atividade “Na Sombra de um Profissional” decorre habitualmente nas férias letivas de Natal e da Páscoa. No entanto, por questões de agenda de alguns profissionais, está prevista a sua continuidade no terceiro período letivo, neste caso aproveitando os períodos do dia em que não há aulas, como as quartas-feiras à tarde. Um advogado e um designer de interiores/exteriores são alguns dos profissionais que estão já agendados.

Para além de constituir uma experiência pré-profissional para os jovens, trata-se também de uma experiência de vida muito enriquecedora do ponto de vista humano e social, contribuindo para o seu crescimento e desenvolvimento enquanto pessoas.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade