Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Semana da Leitura culminou com Sarau Cultural

2012-03-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A Semana da Leitura encerrou no passado dia 9 com a realização do já habitual Sarau Cultural.
O Centro de Animação Cultural foi novamente o palco deste espectáculo dirigido aos Pais e à comunidade, e que teve como protagonistas os alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua, dos vários níveis de ensino (Pré-Primário, 1º, 2º e 3º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário).

Este ano a Semana da Leitura, por proposta do Plano Nacional de Leitura, centrou-se na relação Leitura - Cooperação – Solidariedade, convidando todos a lerem com toda a gente em todo o lado!. Através de abordagens transversais a várias questões, pretende-se sublinhar que a leitura pode ser uma força motriz que estimula a cooperação, o respeito pelas diferenças, a compreensão e integração de pessoas, povos e culturas, permitindo-nos alargar os olhares e as perspectivas sobre o mundo.


Recorrendo às várias formas de expressão do acto de ler, através de canções, poemas, representações, os alunos mostraram que a leitura pode contribuir para a amizade, a tolerância, a solidariedade. Os alunos da Pré e do 1ºCiclo interpretaram textos e canções, em português e inglês, os do 3º Ciclo interpretaram poemas em espanhol, para dizer que até a barreira linguística pode ser superada, aproximando-nos uns dos outros. Indo ao encontro do mote desta Semana da Leitura, os alunos do 2º Ciclo apelaram ao respeito pelas diferenças, numa apresentação subordinada ao lema “não faz mal ser diferente”.

Os alunos do Secundário apresentaram uma pequena peça intitulada “Pessoa em nós”, baseado em excertos de poemas de Fernando Pessoa e dos seus heterónimos. Em palco cruzaram-se várias personagens da nossa Língua e Literatura, desde Camões a Saramago, criando-se um ambiente quase teatral.

A Biblioteca Municipal também colaborou no Sarau com a leitura do livro “Amigo Amigão!”, acompanhada com mímica, porque os gestos, tal como as palavras, também servem para expressar sentimentos.

As actividades de comemoração da Semana da Leitura foram realizadas, em colaboração, pelo Município e Agrupamento de Escolas de Mortágua, envolvendo a comunidade escolar e a comunidade em geral. Além do Sarau Cultural, integrou a Feira do Livro, que decorreu ao longo de toda a Semana da Leitura, no Polivalente da Escola Secundária. O público tinha à sua disposição cerca de 2 mil títulos, de variados géneros literários, e com um desconto de 20% na aquisição. No dia 8 decorreu a apresentação do livro “Só vivemos duas vezes”, na Feira do Livro e na Biblioteca Municipal. A apresentação contou com a presença da autora, Ana Isabel Martins, que falou sobre a sua história de vida contada no livro e respondeu a questões do público.

Ainda no âmbito da Semana da Leitura, encontra-se patente no Centro de Animação Cultural e até ao dia 15 de Março, a Exposição “Viagem das palavras”, através da qual percebemos melhor que a leitura está em todo o lado, não só nos livros, mas nos objectos, nas mensagens, ao virar da esquina, em suma, em tudo o que nos rodeia.

No seu conjunto, estas actividades tiveram como objectivo incentivar os hábitos de leitura e o gosto pela leitura, em todos os estratos etários e sociais da população, evidenciando a importância da leitura não só no nosso desenvolvimento intelectual e pessoal, mas também como actividade lúdica saudável.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade