Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Biblioteca Municipal comemorou 8º Aniversário

2012-03-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

“Acampar entre os livros”

A Biblioteca Municipal de Mortágua comemorou no passado dia 2 o seu 8º Aniversário, com a realização da atividade "Acampar entre os livros", dirigida às crianças entre os 5 e os 10 anos. A ideia era mesmo “acampar”, no sentido literal do termo. Por volta das 21 horas começaram a chegar as crianças, acompanhadas pela mãe ou pelo pai. Traziam a mochila, o saco cama, o travesseiro, o pijama, a camisa de dormir e as pantufas. Iam dormir na Sala Infanto-Juvenil da Biblioteca, entre livros e histórias. A alegria e a ansiedade eram bem visíveis à entrada na Biblioteca, como se fossem viver uma das muitas aventuras contidas nos livros. Um sonho tornado realidade!

Todos nós sabemos que as crianças adoram uma boa história antes de adormecer, partilhada em família. A Biblioteca convidou a escritora Margarida Pina Almeida, autora de vários livros para crianças, para contar e representar algumas histórias, nesta noite especial.
A escritora, que é também professora-bibliotecária, encantou as crianças com as suas histórias recheadas de mistério e magia, proporcionando momentos de leitura e interação muito animados, incluindo para os Pais.

Também a Associação de Pais e Encarregados de Educação associou-se à comemoração, contando a história “A girafa que comia estrelas”, de José Eduardo Agualusa. Por sua vez a equipa da Biblioteca apresentou um teatro de sombras baseado n`“O livro inclinado", de Peter Newell.
As histórias desenrolaram-se por vários espaços da Biblioteca, que receberam nomes como a “sala dos sonhos”, a “sala da fantasia”, a “sala da descoberta”.
No 1ºandar estavam espalhados cenários criados no âmbito dos projetos “Hora do Conto” e “Baú de Histórias”, desenvolvidos pela Biblioteca ao longo destes oito anos de funcionamento, também visitados pelas crianças.

A escritora Margarida Pina Almeida, enalteceu a iniciativa: “Acho que é uma ótima iniciativa porque promove a leitura de uma forma diferente, trazendo também os Pais à Biblioteca. É a primeira vez que visito a Biblioteca Municipal de Mortágua mas deu para sentir que é um espaço onde há muita criatividade e muito empenho das pessoas. Tudo em prol da comunidade e do conhecimento”.

No final cortou-se o bolo de aniversário e todos os presentes cantaram os parabéns à Biblioteca, para que continue a povoar as nossas vidas com histórias e aventuras.
Depois...as crianças adormeceram e sonharam com as histórias contadas.
Ao todo participaram 23 crianças e outros tantos adultos. Esta foi a segunda vez que teve lugar a iniciativa “Acampar entre os livros”, tendo a primeira acontecido em 2007, também por ocasião do aniversário da Biblioteca.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade