Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Na reunião da Assembleia Municipal

2012-02-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Analisada a situação sócio-económica a nível nacional e local

A análise da situação sócio-económica a nível nacional e local, esteve em foco na reunião da Assembleia Municipal, realizada no passado dia 24. Na sua intervenção, o Presidente da Câmara manifestou preocupação face ao agravamento da recessão económica e aos dados oficiais mais recentes do desemprego no País, que apontam para quase 800 mil desempregados e uma taxa recorde de 14%. O Presidente da Câmara mostrou-se sobretudo preocupado com o desemprego entre os jovens, nomeadamente dos jovens licenciados, considerando que essa deve ser uma prioridade nacional e local. Segundo os dados do INE, cerca de 35% dos desempregados do País são jovens.

O Presidente da Câmara referiu que a política de austeridade sobre austeridade seguida pelo Poder Central está a agravar severamente as condições de vida das pessoas e por outro lado não se vislumbram estratégias que possam alavancar o crescimento económico e o emprego. E deu o exemplo do sector da Construção Civil, com empresas a encerrarem todos os dias no País, arrastando outras pequenas empresas que trabalham como sub-empreiteiras, fornecedoras de materiais e de serviços, levando milhares de trabalhadores para o desemprego.
Um cenário de recessão que tem inevitavelmente repercussões a nível local, acentuou, uma vez que a economia local reflecte o comportamento positivo ou negativo da economia nacional.

Apesar deste contexto adverso, informou, o concelho de Mortágua continua a ter a taxa de desemprego mais baixa na área do Centro de Emprego de Tondela, que abrange os concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela. No mês de janeiro, a taxa de desemprego no concelho foi de 6,65%, registando-se um ligeiro crescimento em relação a dezembro (6,41%).
A média da taxa de desemprego na área do Centro de Emprego, também teve uma subida entre dezembro e janeiro, passando de 8,21% para 8,63%. Ainda assim está muito abaixo da média nacional (14%).

A propósito referiu um estudo publicado recentemente que analisou a recessão nos municípios portugueses com base em vários factores, como o desemprego, o rácio de crédito vencido e em incumprimento, a variação dos preços das casas em 2011 e ainda o facto dos Municípios estarem ou não com processo de saneamento financeiro. De acordo com esse estudo, o Município de Mortágua aparece no escalão dos que têm menor recessão, considerando que é um sinal de que o concelho, apesar do agravamento da situação a nível nacional, tem conseguido resistir.
E reafirmou que o Município “está atento e em alerta” face a situações sociais mais graves que possam surgir em consequência do contexto de crise nacional, e pronto a agir se necessário for, nomeadamente através dos apoios sociais e das parcerias com as instituições de solidariedade social do concelho. À semelhança do ano anterior, o Município incluiu no Orçamento para 2012 um programa de emergência social, designado SOS - Município Solidário, criado justamente para acorrer a eventuais situações graves do ponto de vista social resultantes do actual contexto de crise.

Programa LEADER ADICES vai apoiar investimento jovem

O Presidente da Câmara avançou que a ADICES, através do Programa LEADER, vai lançar um pacote de 2 milhões de euros destinado a financiar projectos apresentados por jovens e até ao montante de 150 mil euros de investimento, por projecto. Mortágua é um dos quatro concelhos associados da ADICES.
E no âmbito da CIM do Baixo Mondego (Comunidade Intermunicipal do Baixo Mondego), de que Mortágua é um dos concelhos integrantes, o Município de Mortágua, juntamente com o IEBA, ADICES e o Agrupamento de Escolas, está a participar no Plano de Acção Territorial para a Promoção do Empreendedorismo 2011-2015, que tem três objectivos estratégicos, a saber: criar uma rede de apoio ao empreendedorismo; promover uma cultura empresarial e apoiar os empreendedores na criação e arranque das empresas.

Plano de Dinamização do Comércio Local para 2012

O Presidente da Câmara informou ainda que o Município promoveu duas reuniões com os comerciantes locais com o objectivo de reflectir sobre a situação do sector e encontrar metodologias de partilha que conduzam a soluções e acções concretas, nomeadamente auscultando o seu interesse na preparação de um Plano de Dinamização do Comércio Local para o ano de 2012. Foi já criado um grupo de trabalho que se encontra a preparar uma proposta do plano de acção que será posteriormente analisado e discutido pelo sector.
Os resultados destas iniciativas, deixou claro o Presidente da Câmara, vai depender da capacidade e dinâmica dos empresários do sector, cabendo ao Município, na medida do possível, dar o apoio que lhe for solicitado.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade