Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Associação de Caça e Pesca organizou Montaria ao Javali

2012-02-13
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Lá diz o ditado popular, “com vento suão não pica o peixe nem caça o cão”. E assim aconteceu no passado dia 12 (domingo) com a Montaria ao Javali organizada pela Associação de Caça e Pesca de Mortágua.
Com concentração no Campo de Tiro da Associação, a Montaria contou com a presença de 83 monteiros oriundos de vários pontos da região e do País, nomeadamente Coimbra, Viseu, Aveiro, Porto, Amarante, Leiria, Penacova, além naturalmente de Mortágua. A mancha a montear estava situada na zona de Vale de Paredes, junto ao Rio Criz.

O forte vento que se fez sentir prejudicou uma caçada que à partida tinha todos os motivos para ser bem sucedida, tendo em conta que já passou um ano desde a última montaria e estes animais têm uma grande taxa de reprodução.
Segundo relataram alguns caçadores, ainda antes do sinal de início da Montaria foram avistados dois javalis a cerca de 100 metros das portas, mas fora da zona delimitada. Foi também avistado um navalheiro a sair da mancha, quando as matilhas estavam a chegar ao local.
Ao contrário do que seria de supor, foi um mau prenúncio para o resto do dia, pois não se vislumbraram mais animais após mais de três horas de espera.
Acabaram por ser os cães de uma das matilhas a agarrar um porco selvagem, no que se saldou o resultado final desta Montaria. Mais tarde verificou-se que o animal, um macho com cerca de 50 kg, não estava nas devidas condições sanitárias, pelo que não foi leiloado.

Naturalmente que os caçadores já conhecem bem os hábitos destes animais, que possuem um excelente faro, sobretudo quando o vento está-lhes a favor, e portanto já previam que ia ser “um dia melhor para a caça do que para o caçador”.

Muito embora o êxito não tenha sido o desejado, nem por isso os caçadores deram o seu tempo por perdido, dado que o espírito de participação numa Montaria vai além do número de animais abatidos. É também o prazer na atividade cinegética, o convívio, a amizade, o companheirismo.

O almoço, servido nas instalações do Campo de Tiro da Associação, constituiu um desses momentos privilegiados de confraternização, em que os participantes foram brindados com a tradicional “Lampantana” à moda de Mortágua, acompanhada com batata cozida e grelos, e vinho da “Sociedade Boas Quintas”, mais uma marca de produção local, que deixou todos satisfeitos e fez jus à boa gastronomia e hospitalidade das gentes de Mortágua.

Esta Montaria, integrada no XXV Aniversário da Associação, contou com o apoio da Câmara Municipal, Junta de Freguesia de Mortágua e Junta de Freguesia de Cortegaça.
Entretanto está agendada para o próximo dia 26 de fevereiro uma segunda montaria e desta vez espera-se que o tempo esteja de feição e o resultado seja bem diferente...para melhor!


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade