Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Centro Social Balmar está a ser ampliado

2012-01-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Município comparticipa na construção de novo bloco, com capacidade para mais 26 utentes

O Centro Balmar - Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) -, situado na Marmeleira, está a construir um novo bloco residencial constituído por 20 quartos (6 duplos e 14 individuais) e com capacidade para mais 26 utentes.

Segundo Eurico Tomás, Presidente da Direção do Centro Balmar – Fundação de Beneficência e Cultura, esta ampliação era necessária para a sustentabilidade económico-financeira da instituição. “Nós precisamos de ter economia de escala que nos permita, com o mesmo pessoal, ter mais alguns utentes, porque na situação atual os resultados operacionais são ligeiramente negativos, e são cobertos com as rendas do património que nós temos. Além disso, a Segurança Social pediu-nos como exigência que 50% dos quartos deviam ser individuais”.

Município comparticipa com 50 mil euros

A obra de ampliação representa um investimento de cerca de 800 mil euros. Quanto ao financiamento da obra, refere Eurico Tomás, “tivemos que pedir um empréstimo à Banca, a Câmara Municipal deu-nos 50 mil euros e estamos na expectativa de obter um apoio dos fundos comunitários”.
O Município já tinha também apoiado a construção do atual Centro de Apoio Social (Lar de Idosos), a funcionar desde 2007.
Está previsto que o novo bloco fique concluído até ao final do mês de Maio, do corrente ano.

Os dois blocos residenciais, o existente e o que está em construção, vão ficar interligados através do prolongamento da área do refeitório e instalação de um elevador. “Este novo bloco vai ter um elevador, exterior, que dá acesso ao refeitório. É um elevador com maior capacidade do que aquele que já existe e está preparado para levar macas. A ambulância entra, o elevador desce até à cave e a pessoa já ali está para ser transportada”, explica. A ligação dos dois blocos vai permitir criar ainda uma sala de atividades, no piso inferior.

Atualmente a instituição presta serviços nas valências de Lar – 40 utentes; Apoio Domiciliário – 26 utentes e Centro de Dia – 10/12 utentes. E emprega 33 pessoas, a maioria residente nas freguesias da Marmeleira e de Cercosa, entre outras localidades do concelho.
Com a ampliação deverão ser criados, no mínimo, mais 6 postos de trabalho.

Orçamento para 2011 é de 1 milhão de euros

O Orçamento para este ano, sem contar com o investimento na obra de ampliação, é de 1 milhão de euros. “Começa a ser uma nau grande para a equipa que nós temos”, afirma o presidente da Instituição.
O aumento do IVA nos produtos, na eletricidade e o preço dos combustíveis, significam mais encargos para a instituição. “Vai ser muito complicado com todos estes aumentos, também não podemos aumentar as prestações porque senão as pessoas não têm acesso aos serviços.
Nós temos calculado o custo médio por utente em 958 euros, mas temos cá pessoas que pagam 290 euros, porque têm uma reforma mínima. Temos que compensar esse diferencial com aqueles que podem pagar mais”. E sublinha: “o nosso objetivo não é que o Centro dê lucro, mas sim que seja sustentável”.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade