Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



XI Prova de Resistência Todo-o-Terreno no Chão Miúdo

2012-01-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Prova de Motos e Moto4 teve fins solidários

Realizou-se no passado dia 8, no Chão Miúdo, a XI Prova de Resistência Todo-o-Terreno para Motos e Moto4. Organizada, como habitualmente, pelo Centro Social Recreativo e Cultural do Chão Miúdo, este ano teve a particularidade de juntar o desporto e a solidariedade. Por vontade da Organização, parte da receita das inscrições reverteram a favor do piloto Henrique Venda, que em outubro de 2010 sofreu um grave acidente, quando disputava o Campeonato da Europa de Supercross, em França. Henrique Venda sofreu um traumatismo craniano, esteve em coma induzido durante dois meses e correu perigo de vida. Encontra-se neste momento em recuperação, tendo ainda muitas limitações em termos de movimentos.
“É algo que pode acontecer a qualquer piloto, porque este desporto tem os seus riscos, e quisemos manifestar o nosso apoio para que ele recupere e fique bem. Tanto os pilotos como o próprio pai do Henrique concordaram com a iniciativa”, referiu-nos Pedro Almeida, responsável da Organização. Além de uma percentagem das inscrições, também parte do merchandising e autocolantes revertem para o jovem piloto, natural do Algarve.

Quanto à prova propriamente dita, duas notas prévias, que tiveram influência positiva no decurso da prova. Depois de nos últimos anos o estado do tempo ter sido aziago, com chuva, frio e até neve, este ano os pilotos e o público foram brindados com raios de sol e temperatura amena, que nem parecia um dia de inverno. O facto de não ter chovido contribuiu também para que o terreno estivesse praticamente seco, favorecendo o andamento das motos.
Durante a manhã estiveram em ação as Motos 4, com 19 pilotos alinhados na linha de partida. Pelo quarto ano consecutivo, Paulo Bernardes foi o mais rápido, cumprindo 10 voltas numa hora, que era a duração da prova.
À tarde foi a vez dos pilotos das Motos. A prova, com hora e meia de duração, mais uma volta, contou com 63 pilotos. Mário Patrão, atual Campeão Nacional de Todo-o-Terreno, não deu hipóteses aos seus diretos concorrentes e andou na frente do princípio ao fim da corrida. Foi a sexta vitória do corredor beirão nesta prova, ele que é o piloto com mais títulos de campeão no ranking do TT nacional.
Como já é habitual, foi sobretudo no período da tarde que se registou maior afluência de público, contando-se nalgumas centenas. É de registar, mais uma vez, a forte presença de pilotos de Mortágua neste Prova de Resistência, nada mais nada menos que dez nas Motos e um em Moto 4.
Este ano, como novidade, o público podia seguir os tempos obtidos em cada volta, através de um quadro eletrónico, onde também foram divulgados os resultados finais.

Mas terminada mais uma edição, o que importa realçar é que tudo correu dentro da normalidade, não se registando acidentes, apenas algumas desistências por motivos mecânicos.
Por outro lado, é de toda a justiça enaltecer o trabalho dedicado e a união de esforços das gentes de Chão Miúdo, que de forma voluntária e graciosa, colaboram na logística do evento, ajudando assim a manter de pé aquela que é a mais antiga prova de resistência do concelho.
E que se traduz ainda na forma acolhedora e até orgulhosa como a população local acolhe sempre esta prova, sendo já um evento bem enraizado na vida social da povoação.
No final, como é habitual, os pilotos foram obsequiados com um jantar, nas instalações do Centro Social, durante o qual se procedeu também à entrega dos prémios, que contemplou os 15 melhores nas Motos e os 10 melhores nas Moto 4.

A XI Prova de Resistência contou mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Mortágua.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade