Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Crianças cantaram as Janeiras nos Paços do Concelho

2012-01-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

As crianças do Centro Educativo saíram à rua para cantar as Janeiras. Acompanhadas de Professores e Auxiliares, as crianças ostentavam as famosas coroas dos Reis Magos e algumas delas vinham acompanhadas de violas, ferrinhos, pandeiretas, reco-reco, dando a conhecer o motivo da sua presença e de tanta animação.

Como já vem sendo tradição, não faltou uma visita aos Paços do Concelho, onde as crianças foram cantar as Janeiras ao Presidente da Câmara, Vereadores e Funcionários, sendo brindados com dinheiro e guloseimas em troca dos louvores.

Em Dia de Reis e numa manhã em que até o sol quis colaborar, as crianças percorreram as principias artérias da Vila e entoaram cânticos tradicionais de boas festas. E mostraram que tinham ensaiado bem as letras das quadras, pois não foi preciso papel, fazendo-se ouvir em alto e bom som.

Depois de cantarem, lá vinha a oferta, variável em função de cada estabelecimento comercial ou de serviços. Nos talhos já é habitual a oferta das chouriças, enquanto noutros estabelecimentos as ofertas dividiram-se entre dinheiro, chocolates e rebuçados.

“Este ano, porque as crianças estão todas concentradas no Centro Educativo, seria impossível trazer todas para cantar as Janeiras, por isso decidiu-se que seriam as do 4º ano. Para o ano que vem, será a vez das que estão agora a frequentar o 3º ano e assim sucessivamente. Todas as crianças do 1ºCiclo terão oportunidade de participar”, explicou-nos Celso Portugal, Coordenador do Centro Educativo.

Mas não foram apenas as crianças do 4º ano a cantar as Janeiras. As crianças de 5 anos de idade, que frequentam o Centro Educativo (Pré-Escolar), andaram a cantar as Janeiras pelas ruas da Gândara, onde está localizado o centro escolar.

Também as crianças do Jardim-Escola João de Deus cumpriram a tradição, num roteiro que incluiu visita a estabelecimentos comerciais e aos Paços do Concelho.

O cantar das Janeiras integra habitualmente o Plano Anual de Atividades das Escolas, contribuindo de uma forma didática para a preservação de uma tradição ancestral que corre o risco de desaparecer, como muitas outras.
A população acolhe sempre com muito agrado e carinho esta iniciativa escolar, tratando-se de uma tradição antiga e popular (re)vivida por crianças.

Para além das escolas, é de destacar também o contributo das nossas Associações Culturais na preservação desta tradição no concelho, seja através de encontros de cantares de Janeiras ou do tradicional porta-a-porta.







Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Equipa Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados dominou a 20ª edição do Grande Prémio de Ciclismo de Mortágua - Pedro Silva, conquistando as camisolas Amarela, Azul e Verde.2022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade