Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Na Sombra de um Profissional”

2011-12-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Jovens acompanharam profissionais durante um dia de trabalho

Durante as férias lectivas de Natal, 14 jovens estudantes estão a acompanhar um dia de trabalho de profissionais ligados a diferentes áreas, no âmbito da acção “Na Sombra de um Profissional”, promovida pelo projecto “Da Escola, Agarra a Vida”.
A actividade vai já no seu quinto ano consecutivo e insere-se no Programa de Orientação Escolar e Profissional daquele projecto, envolvendo jovens do 9º ano, com idades entre os 14 e os 16 anos.

A experiência proporciona aos jovens um conhecimento mais directo, objectivo e vivencial do trabalho desenvolvido por vários profissionais, através do contacto com as tarefas diárias, processos de trabalho, relações humanas, a tomada de decisões, ajudando-os a reconstruir a imagem que possam ter ou imaginar de determinadas profissões e consequentemente a desenvolver as suas perspectivas acerca das profissões e a clarificar as suas motivações e interesses em termos de escolhas profissionais futuras.

Os profissionais que estão a acompanhar são muito diferenciados: Fisioterapeuta, Médica Veterinária, Educador de Cão-Guia, Educadora de Infância, Esteticista, Cabeleireira, Militar da GNR.
Ana Catarina esteve a acompanhar o trabalho diário de um fisioterapeuta na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia. “Aprendi as técnicas que utilizam e deu para perceber que é um trabalho importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ainda não tenho ideia do que vou seguir, mas é uma área interessante”.
“Já sabia mais ou menos o que fazia um fisioterapeuta, mas agora fiquei com uma ideia melhor. Não tinha ideia do tipo de tratamentos e das situações em que intervêm, foi uma novidade para mim”, referiu por sua vez João Pedro, que gostava de seguir uma carreira na área médico-desportiva.

Patrícia Oliveira acompanhou o trabalho de uma massagista esteticista. “É mais ou menos o que eu imaginava, mas agora vendo a trabalhar e participando fiquei com uma ideia mais rigorosa”
“Eu fiz a demonstração e depois elas fizeram sozinhas e portaram-se muito bem”, referiu-nos Delfina Ferreira, Massagista Esteticista profissional. Uma das coisas que tentou passar às jovens é que se trata de uma profissão que exige estudo, ao contrário do que possa parecer à primeira vista. “Tem que se ter conhecimentos de anatomia, de osteo-miologia e depois não podem ter pudor pelo facto de estarem a lidar com o corpo de outra pessoa. É um trabalho de muita responsabilidade, que exige muitos cuidados, além do gosto pessoal por aquilo que se faz”.

Seja qual for a profissão futura que venham a escolher, para todos estes jovens, trata-se de uma experiência nova e muito enriquecedora do ponto de vista humano e pessoal, numa fase crucial do desenvolvimento da sua personalidade.

A actividade “Na Sombra de um Profissional” decorre habitualmente no período de férias lectivas, por isso mesmo está prevista mais uma acção na altura das férias da Páscoa.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade