 Jovens acompanharam profissionais durante um dia de trabalho
Durante as férias lectivas de Natal, 14 jovens estudantes estão a acompanhar um dia de trabalho de profissionais ligados a diferentes áreas, no âmbito da acção “Na Sombra de um Profissional”, promovida pelo projecto “Da Escola, Agarra a Vida”.
A actividade vai já no seu quinto ano consecutivo e insere-se no Programa de Orientação Escolar e Profissional daquele projecto, envolvendo jovens do 9º ano, com idades entre os 14 e os 16 anos.
A experiência proporciona aos jovens um conhecimento mais directo, objectivo e vivencial do trabalho desenvolvido por vários profissionais, através do contacto com as tarefas diárias, processos de trabalho, relações humanas, a tomada de decisões, ajudando-os a reconstruir a imagem que possam ter ou imaginar de determinadas profissões e consequentemente a desenvolver as suas perspectivas acerca das profissões e a clarificar as suas motivações e interesses em termos de escolhas profissionais futuras.
Os profissionais que estão a acompanhar são muito diferenciados: Fisioterapeuta, Médica Veterinária, Educador de Cão-Guia, Educadora de Infância, Esteticista, Cabeleireira, Militar da GNR.
Ana Catarina esteve a acompanhar o trabalho diário de um fisioterapeuta na Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia. “Aprendi as técnicas que utilizam e deu para perceber que é um trabalho importante para melhorar a qualidade de vida das pessoas. Ainda não tenho ideia do que vou seguir, mas é uma área interessante”.
“Já sabia mais ou menos o que fazia um fisioterapeuta, mas agora fiquei com uma ideia melhor. Não tinha ideia do tipo de tratamentos e das situações em que intervêm, foi uma novidade para mim”, referiu por sua vez João Pedro, que gostava de seguir uma carreira na área médico-desportiva.
Patrícia Oliveira acompanhou o trabalho de uma massagista esteticista. “É mais ou menos o que eu imaginava, mas agora vendo a trabalhar e participando fiquei com uma ideia mais rigorosa”
“Eu fiz a demonstração e depois elas fizeram sozinhas e portaram-se muito bem”, referiu-nos Delfina Ferreira, Massagista Esteticista profissional. Uma das coisas que tentou passar às jovens é que se trata de uma profissão que exige estudo, ao contrário do que possa parecer à primeira vista. “Tem que se ter conhecimentos de anatomia, de osteo-miologia e depois não podem ter pudor pelo facto de estarem a lidar com o corpo de outra pessoa. É um trabalho de muita responsabilidade, que exige muitos cuidados, além do gosto pessoal por aquilo que se faz”.
Seja qual for a profissão futura que venham a escolher, para todos estes jovens, trata-se de uma experiência nova e muito enriquecedora do ponto de vista humano e pessoal, numa fase crucial do desenvolvimento da sua personalidade.
A actividade “Na Sombra de um Profissional” decorre habitualmente no período de férias lectivas, por isso mesmo está prevista mais uma acção na altura das férias da Páscoa.
|