Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Convívio de Natal dos Trabalhadores do Município

2011-12-19
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Presidente da Câmara agradeceu dedicação e empenho dos Trabalhadores, apesar das dificuldades que estão a ser impostas pela “troika” e pelo Governo

Os Trabalhadores Municipais e respectivas famílias, reuniram-se no passado dia 17, no já tradicional Almoço-Convívio de Natal do Município, que contou ainda com a presença do Presidente da Assembleia Municipal, membros do Executivo Municipal e Presidentes das Juntas de Freguesia. Este evento constitui uma ocasião quase única ao longo do ano de congregar, no mesmo espaço e momento, toda a família municipal, dado que os trabalhadores estão distribuídos por vários serviços e equipamentos municipais.

Como tem acontecido em eventos anteriores, este foi também o momento escolhido para fazer um balanço do que foi a actividade municipal no ano que está a findar e ao mesmo tempo dar a conhecer aos Trabalhadores Municipais aquelas que são as perspectivas e as realizações previstas para o novo ano, numa altura em que se já se encontra aprovado o Orçamento e Plano para 2012.

O Presidente da Câmara referiu que “foram cumpridos os objectivos que estavam propostos no ano de 2011” e agradeceu a dedicação e o empenho de todos os funcionários, apesar de todas as dificuldades que estão a viver nestes tempos de crise. O ano de 2011 não foi um ano fácil mas o próximo avizinha-se ainda mais difícil, prevê. “Não é preciso fazer futurologia para termos consciência de que 2012 vai ser um ano muito difícil para todos os portugueses, para os funcionários públicos e também para os municípios”.

Lamentou que o Governo esteja a castigar os funcionários públicos como se fossem os culpados de todos os males do País e a reduzir despesa à custa dos trabalhadores, lembrando a situação em que se encontram os funcionários com o congelamento e cortes nos salários, que se vai agravar ainda mais no próximo ano com os cortes já anunciados nos subsídios de Natal e de férias. Também os municípios, lembrou, já começaram a sofrer com as restrições e imposições impostas pela “Troika” e seguidas “cega e impiedosamente” pelo Governo, que estão a gerar mais recessão económica e desemprego.

O Presidente da Câmara afirmou ser injusto que municípios como o de Mortágua, “que fizeram sempre uma gestão de rigor”, estejam a sofrer cortes nas transferências do Estado, pagando o justo pelo pecador. “Sempre fomos muito rigorosos a gerir os nossos recursos e meios, nunca gastámos mais do que tínhamos, não desperdiçámos, realizámos muita obra com meios próprios, e por isso o Município pode orgulhar-se da sua situação financeira sólida, indo terminar o ano com um saldo positivo próximo ou até superior a 4 milhões de euros” .
“Muito desse resultado deve-se aos trabalhadores municipais”, acrescentou.

Nos últimos dois anos, informou, foram executados cerca de 14 milhões de investimento, realçando ainda o facto da obra do Centro Educativo estar totalmente paga.

Apesar dos constrangimentos da conjuntura, referiu que o Município está preparado para enfrentar o ano difícil que aí vem, fruto de uma gestão rigorosa e cautelosa que foi feita no passado, ao longo dos anos, que permitiu antecipar medidas de apoio às famílias e aos jovens casais e criar uma “almofada financeira” para poder desenvolver investimento estruturante para o futuro do concelho.

Mesmo mantendo esse rigor, adiantou, na conjuntura actual vai ser preciso reduzir mais custos, fazer mais contenção, o que passa não só pelos investimentos mas também pelos pequenos gestos diários, dizendo: “Vamos fazê-lo com o esforço de todos”.

O Presidente da Câmara destacou ainda a preocupação do Município com a integração dos trabalhadores que estavam em situação precária, a contrato a termo certo. No corrente ano, informou, 23 trabalhadores que estavam nessa situação passaram a ter contrato definitivo, sendo uma decisão muito relevante em termos sociais.

No final deixou o apelo à união de esforços para ultrapassar este período difícil, afirmando que as dificuldades se vencem com trabalho e não com discursos demagógicos em torno do acessório.
O Presidente da Câmara frisou que o almoço de Natal é a única prenda que o Município pode oferecer aos seus trabalhadores ao fim de um ano de esforço, “tendo em conta tudo aquilo que foi e vai ser ainda retirado aos funcionários em termos de salários e direitos sociais”.

Na habitual saudação natalícia aos Trabalhadores Municipais e suas famílias, afirmou que gostaria de desejar um bom ano, mas face à situação de crise e expectativas negativas que se avizinham, preferiu fazer votos de um Natal Feliz e de um ano de 2012 o melhor possível!.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade