Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município mantém gratuitidade das refeições escolares no Pré-Escolar e 1ºCiclo, no próximo ano

2011-12-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Medida representa investimento superior a 150 mil euros no apoio às famílias

O Município de Mortágua decidiu manter a medida de gratuitidade no fornecimento das refeições escolares no Pré-Escolar e 1ºCiclo, a vigorar durante o ano de 2012.
A medida, que transita do ano anterior, tem em consideração o actual contexto de crise do País e a necessidade de continuar a apoiar as famílias, acautelando, nomeadamente, eventuais situações de carência social que possam vir a ocorrer.

Segundo o Presidente da Câmara, “no actual contexto de crise e face ao aumento dos impostos, cortes de salários e subsídios, que diminuem fortemente o rendimento disponível das famílias, ainda mais se justifica esta medida de apoio”.

O apoio às famílias, e de uma forma especial às crianças e jovens, tem sido uma prioridade da política social do Município, desde há muito tempo. No entanto, existem hoje novas situações sociais que merecem uma atenção especial por parte do Município. “Algumas famílias poderão passar por maiores dificuldades nestes tempos difíceis, mas pelo menos sabem que podem contar com este apoio do Município”, refere o Presidente da Câmara.

Actualmente 129 das 142 crianças do Ensino Pre-Escolar e 274 das 276 crianças do 1º Ciclo usufruem dos serviços de refeição escolar, representando um custo total para o Município, no ano lectivo, superior a 150 mil euros. No entanto o Município encara esta despesa sobretudo como um investimento, tendo em conta a importância de proporcionar a todas as crianças condições favoráveis ao seu pleno desenvolvimento e sucesso educativo.

Um investimento só possível porque o Município soube fazer uma gestão rigorosa dos recursos financeiros ao seu dispor, ao mesmo tempo que elegeu a Educação como uma efectiva prioridade da acção municipal.

Além da medida da gratuitidade da refeições, o Município tem vindo a aplicar outras medidas que visam o apoio às famílias com filhos em idade escolar, no âmbito de uma política mais abrangente de apoio social. “Para nós as Pessoas estarão sempre em primeiro lugar, porque são as Pessoas a razão de ser e o fim último da actividade municipal ”, vinca o Presidente da Câmara.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade