Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Mortágua acolheu seminário sobre Energias Renováveis

2011-12-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Acção integrada no Curso de Técnico de Instalador
de Sistema Solares Térmicos (Curso EFA)


Decorreu no passado dia 9, em Mortágua, um seminário sobre “Energias Renováveis” Tratou-se de uma acção integradora do Curso de Técnico(a) de Instalador(a) de Sistemas Solares Térmicos (Curso de Educação e Formação de Adultos), tendo sido organizada pelos formandos, com o apoio da equipa pedagógica, que estão a frequentar aquela formação, promovida pela ADICES (Associação de Desenvolvimento Local).

Na assistência estiveram cerca de centena e meia de formandos, oriundos de várias Escolas Profissionais e Secundárias da região, nas quais são ministrados cursos relacionados com as energias renováveis.
A sessão de abertura contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal, que deu as boas vindas a todos os formandos e oradores convidados e saudou a iniciativa, lembrando que “o tema das energias renováveis e a sustentabilidade ambiental está cada vez mais na ordem do dia”. Afonso Abrantes manifestou a sua satisfação por esta actividade decorrer em Mortágua, afirmando: “Mortágua é por certo, entre os quatro concelhos que fazem parte da área de intervenção da Adices, aquele onde as energias renováveis têm uma maior preponderância”.
“As energias renováveis tem já um papel muito importante na economia local e consequentemente na economia nacional”, vincou.Nesse sentido, enumerou o aproveitamento hidroeléctrico com a Barragem da Aguieira, a produção de energia com recurso à biomassa através da Central Termoeléctrica, o aproveitamento da energia do vento com o Parque Eólico do Alto do Monção, bem como o aproveitamento de madeiras e subprodutos florestais para produzir “pelets”, destinados ao aquecimento doméstico.

A terminar a sua intervenção, o Presidente da Câmara expressou votos de que a actividade fosse proveitosa para os formandos e deixou palavras de incentivo e empenho, apesar do contexto difícil actual que o País vive, dizendo-lhes que a formação adquirida é uma mais valia no seu futuro profissional. Expressou também palavras de reconhecimento à equipa pedagógica e formadores da Adices, pelo trabalho que vêm desenvolvendo.
Antes das intervenções dos oradores convidados, um dos formandos fez a apresentação do curso, a que se seguiu a exibição de um pequeno vídeo de sensibilização para as consequências das alterações climáticas.

As intervenções estiveram a cargo de responsáveis de várias empresas com actividade na área das energias renováveis e versaram os seguintes temas: “Sistemas Solares - soluções de eficiência energética (BOSH /JUNKERS); “A Integração de Sistemas de Energias Renováveis com vista à Eficiência Energética e Sustentabilidade Ambiental” (BAXI); “Desenvolvimento Tecnológico na área da Energia Eólica e Solar Fotovoltaica” (MARTIFER); “As Energias Renováveis em Portugal” (EDP); e “Montagem de Sistemas Solares Térmicos - Análise de Riscos” (Revista Segurança).

Após as intervenções foi apresentado um protótipo de candeeiro solar, inteiramente desenhado e construído pelos formandos.

Curso confere certificação escolar e profissional

O curso EFA de Técnico de Instalador de Sistema Solares Térmicos confere aos formandos uma dupla certificação, escolar e profissional. No final do curso, os formandos obtém equivalência ao 12º ano de escolaridade e uma qualificação profissional de Nível III.
O curso tem a duração de ano e meio, entre formação teórica e prática, estando previsto o seu términus em Julho do próximo ano. A formação teórica está a decorrer nas instalações do IEBA, em Mortágua, e a formação prática nas instalações da empresa Joaquim Gaspar, Lda, também em Mortágua.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade