Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Alunos do 3ºCiclo e Secundário visitaram a Universidade de Aveiro

2011-11-28
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No âmbito da “Semana Aberta da Ciência e Tecnologia”

Um grupo de 98 jovens, estudantes do 9º e 12º ano, visitaram a Universidade de Aveiro, no âmbito da “Semana Aberta da Ciência e Tecnologia”, que decorreu naquele campus universitário. A visita, realizada no passado dia 25, foi promovida pelo Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, inserida no seu programa de Orientação Escolar e Profissional.

Chegados ao campus universitário os jovens tinham à sua espera ateliers, workshops, actividades experimentais, demonstrações, a funcionar pelos vários departamentos e abrangendo as diferentes áreas ministradas naquela Universidade. Algumas das actividades eram interactivas, quer a nível das tecnologias utilizadas quer a nível da participação dos próprios jovens.
O processo de produção de biocombustíveis foi uma das actividades propostas. Os jovens puderam ver como se produz biodiesel com utilização de óleo de fritura usado e foram sensibilizados para a importância da valorização energética deste tipo de resíduos, reduzindo ao mesmo tempo o impacto negativo no ambiente. Noutro atelier os jovens foram despertados para a biodiversidade, tomando como exemplo a Ria de Aveiro. Após a visualização de um documentário, seguiu-se um jogo didáctico em que os jovens eram desafiados a colocar perguntas sobre o tema da biodiversidade.

Os jovens participaram também numa exposição interactiva sobre educação e literacia financeira, uma questão na ordem do dia. “Como ou não compro” era a designação da actividade, que consista num exercício de gestão das finanças pessoais de um avatar. Neste jogo de equipa os jovens eram confrontados com questões relacionadas com a gestão do orçamento pessoal (rendimento, despesas pessoais, poupança, recurso ao crédito) e para as consequências das suas decisões, sensibilizando-os para comportamentos socialmente responsáveis.
No auditório da Reitoria decorreu o espectáculo interactivo “Física Viva” que convidava os jovens a experimentar as aplicações da física, numa combinação de ciência e divertimento.
Os alunos do 3º Ciclo participaram ainda num atelier em que o tema central era o ambiente e as alterações climáticas. Através de um jogo, tipo Trivial Pursuit, os jovens, organizados em equipas, tinham que responder a temas importantes como a poluição do ar, da água e dos solos, a gestão ambiental e as energias alternativas. O objectivo era discutir as soluções das perguntas de um modo instrutivo e educativo.
Um jogo interactivo que simulava uma luta entre a luz e a escuridão, a aplicação de modelos matemáticos à investigação médica, bem como a demonstração de um carro-robô, foram outras actividades que puderam ser visualizadas e experimentadas.
No final, já no exterior, houve ainda a possibilidade de assistir à demonstração do ATLASCAR, um carro com condução assistida e capacidade de executar manobras de forma autónoma, com recurso a computadores, laser, visão artificial, sensores e outras tecnologias.


Primeiro contacto com a Universidade

Para quase todos os alunos, a “Semana Aberta” proporcionou a primeira experiência de contacto directo com uma Universidade. “A gente ouve falar, mas é diferente estar cá dentro e viver o ambiente. Não fazia ideia que tivesse toda esta extensão e tantos departamentos”, dizia-nos, Ana Ferreira, 14 anos.
“Achei um espaço muito agradável e interessante, pela diversidade de pessoas, os espaços amplos, dá uma sensação de liberdade”, referiu, por sua vez, João Gouveia, 14 anos, que já tem planos para o futuro: “Quero seguir Engenharia Informática. Sei que existe aqui o curso, é uma possibilidade”.
Questionados sobre a influência desta visita no seu futuro, as respostas foram unânimes.
“Acho que é uma experiência de conhecimento interessante e motivadora para os alunos”, contou-nos Ricardo Semedo, 18 anos. A mesma opinião tem Filipa Santos, apesar dos seus 15 anos: “Entrar na Universidade faz parte dos meus planos, por isso vale sempre a pena este tipo de visitas”.
Para todos os jovens, espera-se que a experiência vivida tenha despertado a sua curiosidade e interesse pelas áreas tecnológicas e científicas do conhecimento e constituído um incentivo na sua motivação e ambição em alcançar uma formação académica superior. Desde já aponta-se o caminho, estimulando todos a estudar e a investir na sua formação, em benefício do seu futuro.

A “Semana Aberta” é uma das várias actividades de contacto com o meio universitário promovidas pelo Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”. A participação na “Universidade Júnior”, nas férias de Verão, e as visitas a diversos pólos universitários ao longo do ano lectivo, são outras actividades desenvolvidas pelo Projecto, através das quais se procura sensibilizar e motivar os jovens para o sucesso educativo e profissional.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade