Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



ADICES promove gastronomia e produtos locais da região

2011-11-21

Evento realizou-se no Aguieira Lake Resort, em Mortágua

Decorreu no passado dia 18, no Aguieira Lake Resort, em Mortágua, um evento de promoção da gastronomia e produtos locais da região, promovido pela ADICES - Associação de Desenvolvimento Local. O evento pretendeu divulgar e promover os produtos e pratos tradicionais da gastronomia dos quatro concelhos que integram a área de intervenção da ADICES, a qual abrange os concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela.
No evento marcaram presença os Presidentes de Câmara dos quatro concelhos da ADICES, ainda os Presidentes de Câmara dos concelhos vizinhos de Penacova e Tábua, o Presidente da Turismo Centro de Portugal, o Director Regional de Economia, o Director Regional da Agricultura, a Directora do Centro de Emprego, representantes de organizações locais, empresários do sector da Hotelaria e Restauração, produtores locais, Órgãos da Comunicação Social, entre outros convidados.
Para apreciar a gastronomia é preciso provar, tendo sido servida uma ementa confeccionada por vários restaurantes da região e que incluiu Entradas, Caldos e Sopas, Pratos principais e Sobremesas. Os pratos principais constaram de Cabrito à moda da Serra do Caramulo, Carolos de vinha d`alhos, Coelho à caçador e Lampantana.

Coube ao Presidente da Câmara de Mortágua e Vice-Presidente da Direcção da ADICES, Afonso Abrantes, também na qualidade de autarca anfitrião do evento, dar as boas vindas a todos os presentes, tendo como pano de fundo o belo enquadramento da Albufeira da Aguieira.
Afonso Abrantes realçou o objectivo principal do evento: “o que aqui nos trouxe é celebrarmos os sabores da nossa região, é promover os produtos locais, é preservar uma parte da nossa história e da nossa cultura. Queremos associar a este evento aquilo que de bom nós temos na nossa região”. E arriscou mesmo: “se calhar, alguns de nós, nem sequer tínhamos a ideia que houvesse estes produtos e esta gastronomia na nossa região ou que ainda seria possível encontrá-los à mesa.”
Afonso Abrantes salientou a importância da preservação dos produtos do mundo rural: “não apenas para os termos em livro ou na memória, mas preservá-los para promover através deles a economia local. Uma das formas de dinamizar a economia local é preservando os produtos locais e incentivando os produtores locais a continuar o trabalho esforçado que têm feito e associá-los também à Restauração e aos restantes produtos locais.”

Aproveitou a ocasião para realçar a “forma cooperante e organizada”, com que os quatro concelhos têm vindo a trabalhar, ao longo de mais de vinte anos, em prol do desenvolvimento integrado da região e enaltecer o trabalho que a ADICES tem feito nesta área específica da promoção dos produtos tradicionais da região. Nesse sentido, destacou também a publicação do livro com receitas tradicionais da região, apresentado neste evento.

Dirigiu ainda uma palavra de agradecimento e reconhecimento aos restaurantes e produtores de vinhos participantes no evento, pela forma como têm aderido a estas iniciativas que visam promover a nossa região. “É bom tudo o que se faça para promover esta área de actividade económica, no sentido de ser cada vez mais aproveitada por todos”, afirmou.

Os restaurantes e produtores presentes foram os seguintes: Casa da Portela, Confraria Gastronómica do Cabrito e da Serra do Caramulo, Restaurante Acepipe Real, Montebelo Aguieira Lake Resort, Restaurante 3 Pipos, Restaurante A Escola, Quinta de Cabriz, Quinta do Cerrado, Restaurante Cota Máxima, Restaurante Dão Catering, Soprova - Transformação e Comércio de Carnes, Associação de Apicultores Criadores de Abelhas de Portugal, Isabel Costa, Marta Delgado. Os vinhos e licores estiveram representados pela Sociedade Agrícola Boas Quintas (Mortágua), a União Comercial da Beira (Carregal do Sal) e Quinta da Reguenga (Tondela).

O Presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, na sua breve intervenção, salientou a importância dos produtos endógenos como factores de diferenciação da nossa região e de competitividade no mercado interno e externo. E destacou “a dinâmica empresarial e institucional” subjacente à organização do evento, juntando um Empreendimento Hoteleiro, Municípios, empresas da Restauração, Produtores Locais, Serviços, Confrarias, fazendo votos para que este evento seja mais um contributo para a competitividade e afirmação do Centro de Portugal dentro e fora de portas. “Porque isso significa acrescentarmos valor e trazermos desenvolvimento à nossa região”, disse.
Quanto ao potencial gastronómico da região não tem dúvidas, lembrando a propósito, que no recente concurso das maravilhas da gastronomia nacional, entre 21 finalistas, o Centro de Portugal conseguiu seis, ou seja, o dobro da média das outras regiões.
A Coordenadora Executiva da ADICES, Regina Lopes, referiu-nos que este evento foi desenvolvido em articulação com os parceiros no território, envolvendo autarquias, restaurantes e produtores locais, tendo como objectivo promover a gastronomia do território para fora, mas não só. “Também tínhamos presente como objectivo que a própria região conhecesse melhor aquilo que tem. Há aqui pessoas que sendo da região não conheciam a Lampantana ou os carolos, por exemplo”.

Regina Lopes considera que a região é extremamente rica em termos gastronómicos, mas há ainda um caminho a percorrer no sentido de atrair mais visitantes à região “pela barriga”:
“O nosso objectivo é colocar o território também no mapa da gastronomia do País. Já começamos a ter eventos gastronómicos que trazem visitantes à região, mas há ainda um esforço a fazer em termos de divulgação e promoção”. Regina Lopes realça ainda o peso importante que a gastronomia e os produtos locais têm no emprego e desenvolvimento local. “A ADICES, no âmbito do Pacto de Desenvolvimento que temos para o território, tem os produtos locais como uma questão essencial”.
Algumas notas finais. Além do almoço de degustação, foi feita uma apresentação dos vários pratos, produtos e vinhos servidos, que esteve a cargo dos restaurantes que confeccionaram a ementa e produtores locais. Foi apresentado o livro “sabores de ontem”, editado pela ADICES, que é um registo de receitas tradicionais dos quatro concelhos da sua área de intervenção e que convida a uma viagem pelos sabores gastronómicos da região da Aguieira, Dão e Caramulo. O trabalho envolveu a parceria de autarquias, escolas, restaurantes e produtores locais.
Finalmente uma referência para o serviço de mesa, que esteve a cargo de jovens formandos dos cursos de Restauração e Bar, da Escola Profissional Beira Aguieira (Mortágua e Penacova) e Escola Profissional de Tondela, sendo mais um exemplo de colaboração inter-institucional.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade