Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município entregou diplomas aos restaurantes que participaram no Fim de Semana da Lampantana

2011-11-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Em sessão realizada no dia 10, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o Município entregou diplomas de participação aos restaurantes que marcaram presença na segunda edição do Fim de Semana da Lampantana. Foram onze os restaurantes que participaram nesta segunda edição, três dos quais participaram pela primeira vez.
O Fim de Semana da Lampantana é uma iniciativa promovida pelo Município, em parceria com os restaurantes aderentes, que tem como objectivo a promoção do património gastronómico local, dando a conhecer um dos pratos mais tradicionais do concelho, cuja origem remonta ao tempo das invasões napoleónicas.
Durante os quatro dias do evento, 29 de Outubro a 1 de Novembro, foram servidas 1612 doses de Lampantana, mais 569 do que em 2010, um aumento de cerca de 55%. A excepção de um restaurante, todos os que participaram na primeira edição tiveram um acréscimo de negócio. Alguns restaurantes duplicaram mesmo as suas vendas. Estes dados foram obtidos através do preenchimento dos cupões por parte dos clientes, que era de um por cada dose servida. Tendo em conta que a maioria dos clientes são famílias e grupos, significa que estamos a falar de alguns milhares de clientes.
Em relação à proveniência dos clientes, verificou-se que 694 doses foram servidas a clientes de fora do concelho (43% do total) e 918 a clientes residentes no concelho (57% do total). É de salientar o aumento do numero de clientes de fora do concelho, que passou de 35% em 2010 para 43% este ano, e um número crescente de pessoas que vieram com o único objectivo de comer “Lampantana”.

Resultados positivos na economia local e promoção turística do património gastronómico local

O Presidente da Câmara agradeceu a participação dos restaurantes, referindo de seguida: “o balanço final permite fazer uma avaliação francamente positiva deste evento, tendo havido um aumento de mais de 50% do número total de clientes e um acréscimo de movimento na generalidade dos restaurantes, o que consideramos muito importante na actual conjuntura económica e nos deixa muito satisfeitos. Sentimos que valeu a pena começar e da parte do Município há toda a disponibilidade para continuar a apoiar”.

E lançou o desafio aos restaurantes no sentido de proporem outros eventos para desenvolver em parceria. O Presidente da Câmara referiu também “os efeitos multiplicadores que este evento tem na economia do concelho, beneficiando outros agentes económicos locais”, nomeadamente talhos, padarias, supermercados, produtores locais, contribuindo para a dinamização da economia local.
E deu ênfase ao crescente número de pessoas que vêm de fora do concelho para participar neste evento,“contribuindo desta maneira para a afirmação da marca “Lampantana” associada a Mortágua e a promoção turística do património gastronómico do concelho”.
O Presidente da Câmara mostrou-se ainda solidário com o sector da Restauração nas críticas ao aumento do IVA para a taxa máxima, expressas por todos os presentes, considerando que pode ser a machadada final para muitos comerciantes, gerando mais recessão e desemprego.
A ocasião serviu também para o Presidente da Câmara ouvir, de viva voz, da sensibilidade dos responsáveis dos restaurantes acerca do impacto que este evento teve no seu negócio. Todos foram unânimes, houve um acréscimo de movimento nos quatro dias de duração do evento e que ficou a dever-se especificamente ao Fim de Semana da Lampantana. Alguns deles referiram que o evento induz também a um aumento de outro tipo de refeições, ainda que o motivo principal seja a Lampantana. Foi também elogiada a qualidade do vinho, com o rótulo especial Lampantana, produzido pela Sociedade Agrícola Boas Quintas, de Mortágua, distribuído pelos clientes em acompanhamento da Lampantana. O vinho foi oferecido pelo Município, como na edição anterior.

Duas curiosidades. Alguns restaurantes receberam encomendas de refeições de Lampantana para levar para casa. E segundo informaram alguns talhos, durante os quatro dias do evento, houve também um aumento de pessoas a comprar carne de ovelha para confeccionar a Lampantana em casa.

Antes da entrega dos diplomas procedeu-se ao sorteio de um prémio entre os cupões que foram preenchidos pelos clientes. Lembramos que, por cada dose servida, foi distribuído um cupão, no qual os clientes podiam emitir a sua opinião relativamente ao prato, restaurante e serviço. A análise dos cupões permite concluir que, de um modo geral, a maioria dos clientes classificaram todos os itens na categoria de excelente e bom.
Quanto ao sorteio, ditou que a premiada fosse Ana Daniela Ferreira, residente na Damaia, Lisboa. O prémio é uma caixa de vinho tinto do Dão da série especial “Lampantana”, produção da Sociedade Boas Quintas.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade