Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Biblioteca Municipal leva “Baú de Histórias”

2005-03-03
às Escolas do 1ºCiclo e Jardins de Infância

A Biblioteca Municipal de Mortágua completou no passado dia 28 de Fevereiro, um ano de vida. Com o objectivo de assinalar o seu 1º aniversário, a Biblioteca preparou várias iniciativas para lembrar a data. No dia 28, dia da inauguração, as funcionárias da Biblioteca distribuíram flores pelas pessoas que encontravam na rua, no comércio e serviços. Cada flor trazia uma frase alusiva ao livro e à leitura, como por exemplo: “ As palavras trazem novos horizontes. Procure na Biblioteca as letras e as palavras e sonhe...”; “As palavras dão sentido à vida. Na Biblioteca as palavras estão à sua espera...”. No final da tarde procedeu-se à distribuição de prémios aos seis utentes que mais livros requisitaram durante este primeiro ano de funcionamento da Biblioteca.
No dia 1 de Março, terça-feira, foi feito o lançamento do projecto “Baús de Histórias. Trata-se de um projecto de itinerância de livros que vai abranger todas as Escolas do 1ºCiclo e Jardins de Infância do concelho, durante este ano lectivo. As primeiras escolas a receberem os “baús” foram as de Vale de Açores, Barracão e Freixo. O Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, assistiu ao lançamento da iniciativa na Escola do 1º Ciclo de Vale de Açores. Conversou com as crianças e lembrou as histórias dos tesouros escondidos nos baús, que elas bem conhecem dos livros e filmes. E disse-lhes “estes livros também são um tesouro que vos vai fazer mais ricas e ajudar a crescer”, terminando com uma mensagem muito simples: “leiam muito”. Os baús vão permanecer duas semanas em cada escola, podendo as crianças levar livros para casa. Depois transitarão para outros estabelecimentos de ensino.
Os professores acolheram positivamente esta iniciativa da Biblioteca Municipal. “Acho que é uma iniciativa bem pensada e original, deu para ver que as crianças ficaram entusiasmadas e vão querer levar para casa o maior número possível de livros. É muito bom para as crianças, criam-se hábitos de leitura e aprendem a dar importância aos livros”, referiu a Prof. Teresa Loureiro.

Mais de 12.000 livros disponíveis para ler e requisitar

Até ao passado dia 28 de Fevereiro a Biblioteca Municipal tinha 581 leitores inscritos, ou seja, possuidores do cartão da biblioteca. A inscrição é gratuita e possibilita nomeadamente o empréstimo domiciliário de livros. Este número não é o mesmo que o número de utentes que já passaram pela Biblioteca, que é naturalmente muito superior, de alguns milhares. O maior número de inscritos encontra-se nas faixas etárias dos 21-35 anos (163) e dos 10-12 anos (88). Relativamente ao empréstimo de livros, durante o primeiro ano foram requisitados 3.782 livros. Também aqui os escalões etários que mais recorreram ao empréstimo foram dos 10-12 anos (1050) e dos 21-35 anos (163).
A Biblioteca Municipal de Mortágua conta actualmente no seu espólio com 12.021 livros sobre os mais variados temas e para todas as idades e públicos, do infantil ao adulto. Possui ainda secções de DVD`s, Cassetes VHS, CD´s musicais e CD-ROMS, quer na secção infanto-juvenil quer na de adultos. Diariamente podem ali ser lidos os principais jornais diários (locais, regionais e nacionais), revistas especializadas, consultado o Diário da República, obtidas informações de Prémios, Cursos, Colóquios, etc. Existem cerca de 2500 jornais arquivados e catalogados, que podem ser consultados em qualquer momento, através da indicação do título e data exacta. Está ainda equipada com 8 computadores com ligação à Internet e acesso gratuito.
Para além da oferta destes serviços à comunidade, a Biblioteca Municipal desenvolve actividades de animação, culturais, lúdico-didácticas, em que a promoção da leitura está sempre associada. Como por exemplo, palestras, exposições, acções de formação, comemoração de efemérides.
A Biblioteca Municipal é pois um espaço vivo e estimulante. Um espaço de cidadania, de convivência de diferentes idades e gerações, de enriquecimento humano. À sua espera...


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade