Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Fim de Semana da Lampantana” promove iguaria da gastronomia local

2011-10-26
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Onze restaurantes participam no evento

Vai realizar-se nos dias 29, 30, 31 de Outubro e 1 de Novembro, em Mortágua, a segunda edição do Fim de Semana da Lampantana. Trata-se, mais uma vez, de uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, com a parceria dos restaurantes aderentes.
Esta segunda edição conta com a participação de 11 restaurantes, mais dois do que no ano de arranque do evento, o que desde já é uma boa notícia. Por outro lado, este ano o evento terá a duração de quatro dias, um fim de semana alargado, aproveitando a “ponte” do feriado do Dia de Todos-os-Santos.

Preservar e promover uma “marca” de Mortágua

Ao promover a Lampantana como uma referência gastronómica do concelho, refere o Presidente da Câmara, “estamos também, dessa forma, a contribuir para preservar esta iguaria, que tem uma história e uma identidade cultural intimamente ligada ao concelho de Mortágua”.
Tendo em vista a sua salvaguarda, o Município de Mortágua procedeu já em 2010 ao registo da Marca “Lampantana - Mortágua” no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Afonso Abrantes enaltece a parceria entre o Município e os restaurantes no sentido de promover, em conjunto, a Lampantana, como uma “marca” gastronómica e cultural do concelho.
“O que desejamos, todos nós, é que as pessoas venham visitar Mortágua, venham saborear a Lampantana e descubram outras coisas boas que temos para oferecer, como a nossa hospitalidade, as nossas paisagens”.
E refere a animação económica que o concelho vive em torno deste evento, como se viu na primeira edição. “Além dos restaurantes que beneficiam directamente, há também outro tipo de comércio e serviços que beneficiam de forma indirecta. Digamos pois que é sobretudo o concelho que fica a ganhar com a realização deste evento”.

O casamento perfeito: Lampantana e Vinho do Dão

A Lampantana e o Vinho do Dão estão ligados entre si desde a confecção até à degustação.
O Vinho do Dão, sempre tinto, é utilizado como ingrediente de preparação, sendo também o vinho de excelência para acompanhar o prato.
Mais uma vez, o Município irá oferecer o vinho que os restaurantes disponibilizarão aos clientes em acompanhamento de cada dose de Lampantana servida durante este evento gastronómico. Vinho tinto produzido pela Sociedade Boas Quintas (Mortágua) e engarrafado com rótulo especial alusivo ao evento.

Restaurantes aderentes

. A Mó – Barracão (EN234)
. A Roda – Mortágua
. Magnólia – Mortágua
. Acepipe Real – Mortágua
. O Nosso Lar – Mortágua
. Aldeia Sol – Vila Meã
. Montebelo Aguieira – Vale d´Aguieira
. Orlando – Sula (EN234)
. Floresta – Vale da Mata (EN334-1)
. O Teu Amigo – Barracão (EN234)
. O Madeireiro – Barracão (EN234)


Sorteio de um prémio
As pessoas que participarem no Fim de Semana da Lampantana habilitam-se ao sorteio de um prémio. Por cada dose de Lampantana será distribuído um cupão, onde a pessoa preencherá nome, morada e contacto. No final realizar-se-á um sorteio com todos os cupões, em que o prémio para o sorteado será uma caixa de vinho tinto do Dão da série especial “Lampantana”, produção da Sociedade Boas Quintas.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade