Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



Conselho Municipal de Educação analisou arranque do novo ano lectivo

2011-10-12
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Conselho Municipal de Educação, reunido no passado dia 6, analisou a forma como decorreu a abertura do ano lectivo 2011-2012 nos vários níveis de ensino. O novo ano lectivo foi marcado por grandes mudanças, a mais significativa das quais a entrada em funcionamento do Centro Educativo, que naturalmente mereceu uma análise mais detalhada.

Este ano lectivo um total de 1088 crianças estão a frequentar o sistema de ensino no concelho, distribuídas do seguinte modo : Pré-Escolar (rede pública) 141 crianças; Jardim Escola João de Deus (rede particular) 47 crianças; 1ºCiclo 273 crianças; 2º Ciclo 171; 3º Ciclo 233; e Secundário 223. No ano lectivo transacto esse número total era inferior, 1078 crianças.
A Creche, por sua vez, é actualmente frequentada por 25 crianças, estando a sua gestão a cargo da Santa Casa da Misericórdia.
O Presidente da Câmara Municipal destacou o empenhamento e entusiasmo da Direcção do Agrupamento, do Professor Coordenador do Centro Educativo, Pessoal Docente e Não Docente na preparação do funcionamento do Centro Educativo, bem como no acolhimento e acompanhamento das crianças nos primeiros dias, que contribuíram decisivamente para um início de ano escolar dentro da normalidade.

O Centro Educativo abre as portas às 8 e encerra às 18 horas, um horário alargado que pretende dar resposta às necessidades das famílias, incluindo a valência de Prolongamento de Horário (ATL), gerida pela Santa Casa da Misericórdia.
Das 418 crianças que frequentam o Centro Educativo, 244 são transportadas por uma rede de transportes específica que compreende circuitos em carreiras públicas, e meios do Município, da Santa Casa da Misericórdia e do Centro Balmar.
Deve-se acrescentar que o Município está a transportar mais crianças do que está obrigado nos termos da lei, que determina a obrigatoriedade de transporte apenas para as crianças cuja residência se localiza além de um raio de 4Km da escola.

À semelhança do ano lectivo anterior, o Município assegura a refeição gratuita a todas as crianças. O Município assegura ainda o acompanhamento nos tempos não lectivos aos alunos que usufruem da rede de transporte escolar, integrando-os no ATL.

As Actividades de Enriquecimento Curricular foram reorganizadas, tendo em conta que as actividades de Inglês, Música e Educação Física (à excepção das aulas de natação), estão todas concentradas no Centro Educativo.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade