Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
novembro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Cultura 



Filarmónica de Mortágua organizou XIX Festival de Bandas

2011-10-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Sessão de Boas Vindas nos Paços do Concelho

Integrado na comemoração do seu aniversário, realizou-se no passado dia 1 de Outubro, o XIX Festival de Bandas da Filarmónica de Mortágua. O programa teve início com a recepção das três bandas participantes, Filarmónica de Mortágua, Sociedade Filarmónica Lealdade Pinheirense (Santa Comba Dão) e Banda do Clube Recreativo e Cultural Rerizense (Castro Daire), na Praça do Município.

Após uma breve apresentação individual procedeu-se à colocação das insígnias do Festival nos estandartes das três Bandas, cujo acto foi presidido pelo Presidente da Câmara Municipal.
Seguidamente as Bandas subiram ao Salão Nobre da Câmara para uma Sessão de Boas Vindas.

O Presidente da Câmara saudou a presença das três Bandas e deu as boas vindas aos Directores, Maestros e Músicos, dirigindo uma saudação especial para a Filarmónica de Mortágua, por estar a comemorar o seu 115º aniversário.
E registou com agrado o facto de estar perante três jovens Directores, três jovens Maestros e músicos jovens, considerando “um sinal positivo de que estas instituições, algumas delas centenárias, como a Filarmónica de Mortágua, têm garantida a sua continuidade, mas também de que os jovens, ao contrário do que muitas vezes se afirma, se interessam pelas colectividades”.
O País atravessa um período de dificuldade, nesse sentido afirmou que se trata de um tempo difícil para todos, para os municípios, para as instituições, para as colectividades, “exigindo cada vez mais rigor na utilização nos meios à disposição de forma a aproveitá-los o melhor possível”.
Apesar dessas dificuldades, deixou claro que o Município irá continuar a apoiar as colectividades do concelho “na medida daquilo que forem as nossas disponibilidades financeiras”, acrescentando ainda que “tão importante como o dinheiro que se dá é o carinho que se sente pelas instituições, a capacidade de estar aberto ao diálogo e a encontrar soluções para os problemas”.

Em tempos de crise, a cultura é normalmente a primeira vítima dos cortes do Estado.
No entanto, considerou que a cultura é necessária e fundamental para alimentar o espírito e que são as colectividades que permitem usufruir desse bem, em muitas situações.
Nesse sentido lembrou que os municípios têm sido o grande suporte da preservação da cultura popular e do apoio às colectividades musicais e recreativas, enquanto o Estado muitas vezes gasta fortunas em peças de teatro e filmes que ninguém vai ver.

O Presidente da Câmara destacou que “as Bandas Filarmónicas têm uma grande tradição no nosso País e são um factor importante de divulgação e preservação da música e da cultura popular, de convívio, de amizade e de encontro das pessoas e dos povos”.

E deixou uma mensagem de incentivo às colectividades presentes, dizendo: “é nos momentos difíceis que temos que ser fortes, é preciso não esmorecer ou resignar, mas antes reagir e não deixar morrer aquilo que com tanto trabalho e carinho os nossos antepassados criaram”.
E finalizou com votos de um bom Festival, um bom regresso a casa das bandas convidadas e felicidades para a Filarmónica de Mortágua.

Após a Sessão de Boas Vindas as bandas desfilaram pelo centro da Vila até ao Centro de Animação Cultural, onde teve lugar o festival. De referir que este concerto teve um triplo simbolismo: os 115 anos da Filarmónica, os 25 anos de passagem sobre a sua reactivação e além disso coincidiu com o Dia Mundial da Música. Quanto ao festival propriamente dito, assistiu-se a um magnífico espectáculo, que mereceu os maiores elogios do público.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
“Tantos modos de ser carta” na Biblioteca Municipal 2019-11-26
Município atribui nome de Branquinho da Fonseca para patrono da Biblioteca Municipal2019-02-19
Orquestra Clássica do Centro, acompanhada por Rafaela Monteiro, proporcionou espetáculo memorável2018-12-04
Mortágua acolheu Estágio Nacional de Karaté Shukokai2021-11-24
Lançamento do jogo “Napoleão - O princípio do fim”. Projeto envolve 13 municipios da Rede Temática das Invasões Temáticas em Portugal.2021-11-23
Escola Municipal de Natação de Mortágua participa no Circuito Municipal de Escolas de Natação 2021-11-22
Infraestruturas de Portugal executou obras de conservação na rede viária nacional que serve o concelho (EN234, EN334-1 e EN228)2021-11-16
Serviço de recolha de resíduos específicos 2021-11-15


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade