Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



1º Dia de Aulas no Centro Educativo de Mortágua

2011-09-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O primeiro dia de aulas do ano lectivo ficou simultaneamente assinalado pela abertura do novo Centro Educativo de Mortágua. Cerca das 8 horas começaram a chegar os primeiros alunos, acompanhados pelos Pais, depois as carrinhas e os autocarros que transportavam as crianças dos pontos mais distantes da sede do concelho. Apesar de ser uma escola nova e grande, das alterações de rotina, o arranque do novo ano lectivo decorreu com absoluta normalidade.
“Tudo funcionou com normalidade, conforme estava planeado, o que nos deixa muito satisfeitos. Nós tínhamos algumas preocupações nesta fase de arranque, como é natural, que tinham a ver com a articulação da rede de transportes escolares, o acolhimento e encaminhamento de mais de 400 crianças, o ter que servir centenas de refeições, com toda a complexidade que implicam essas operações. Mas correu tudo bem, foi um teste positivo. Naturalmente que estes primeiros dias vão servir também para fazermos uma avaliação, Município e Agrupamento de Escolas, de como as coisas estão a correr e para fazer os ajustamentos que foram considerados necessários”, explicou o Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes.

É de referir que, antes da abertura de funcionamento do Centro Educativo, foram realizadas reuniões preparatórias com os Pais e Encarregados de Educação, no sentido de dar-lhes conta das novidades e do modo de funcionamento do complexo escolar.
O Centro Educativo abre as portas às 8H00 e encerra às 19 horas. Este horário alargado deve-se ao facto do centro escolar possuir também as valências de Prolongamento de Horário e Serviços de Apoio à Família.


“Um dia muito especial”



O Presidente da Câmara fez questão de marcar presença junto à entrada do novo Centro Educativo, logo pela manhã, acompanhando a entrada dos primeiros alunos.
“É um dia muito especial para o Concelho, para o Município, para toda a Comunidade Educativa e acrescento também que foi um dia especial para mim, porque é sabido que lutei bastante pela concretização deste projecto. Sempre acreditei que esta era a melhor opção e que não podíamos ficar para trás, prejudicando o futuro das nossas crianças. É certo que fizemos um grande esforço financeiro, mas quisemos dar às nossas crianças o melhor, em termos de conforto, comodidade, novas tecnologias, oferta de actividades lúdicas e desportivas, para que venham a ter todas as condições de sucesso e realização pessoal. O que nós queremos é que as crianças se sintam felizes e motivadas, bem preparadas para enfrentar os desafios que a sociedade e o mundo da globalização lhes vai colocar”, referiu, acrescentando ainda: “A Educação foi sempre para nós uma prioridade, de tal forma que, além do Centro Educativo, construímos uma Creche e um Ginásio no Pré –Escolar a expensas do Município, sem qualquer ajuda. Além disso, estamos a oferecer gratuitamente as refeições escolares, a todas as crianças do Pré-Escolar e do 1ºCiclo, a comparticipar a aquisição de livros e material escolar para os agregados de menores rendimentos, entre outras medidas. Para além da função educativa demos sempre grande importância à vertente social da Educação, garantindo a todas as crianças e jovens o acesso à Educação, conforme estipula a Constituição da República Portuguesa”.



Depois seguiu-se a visita às salas de aula do 1ºCiclo e Salas de Actividades do Jardim de Infância. O Presidente da Câmara esteve acompanhado pelo Presidente e Vice-Presidente do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Rui Parada e Rui Alcino, respectivamente. Apresentou cumprimentos aos Professores e Educadoras e perguntou aos alunos do 1ºCiclo: Gostam da vossa nova escola? A resposta foi em uníssono, pela afirmativa.
De facto, quem conheceu as antigas escolas primárias e percorre estas salas de aulas, corredores, átrios, lavabos, refeitórios, é um outro mundo, não há comparação possível!
Na ocasião o Presidente da Câmara fez ainda a entrega simbólica, a um aluno de cada turma, de um livro sobre a Lenda do Juiz de Fora, uma edição da ADICES - Associação de Desenvolvimento Local, que foi depois distribuído por todas as crianças.


Mas as novidades não se ficaram apenas pelos espaços interiores. À hora do recreio, as crianças do Jardim de Infância andavam num frenesim de alegria, com tantos equipamentos e brincadeiras para se divertirem. Queriam experimentar tudo e havia tanta coisa!. Baloiços, escorregas, triciclos, casinhas, cestos de basquete, jogos...
A alegria era mais contagiante não só pela quantidade e variedade de equipamentos à disposição, mas também por estarem rodeadas de dezenas de outras crianças. É que na escola antiga eram meia dúzia de colegas ou pouco mais, não havia tanta brincadeira e socialização!

O dia 15 de Setembro ficará gravado, de forma indelével, como um dia importante na história do concelho, por tudo o que representa para as gerações actuais e vindouras, porque é aqui e agora que começa verdadeiramente a escrever-se o futuro das nossas crianças e do nosso destino colectivo.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade