Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Santa Casa da Misericórdia de Mortágua

2011-08-25
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Assinado contrato de adjudicação do Lar Residencial e Centro de Actividades Ocupacionais para Pessoas Portadoras de Deficiência


Foi assinado no passado dia 24 o contrato de adjudicação para a construção do Lar Residencial e Centro de Actividades Ocupacionais Para Pessoas Portadoras de Deficiência, da Santa Casa da Misericórdia de Mortágua. O contrato foi celebrado entre a instituição adjudicatária e a empresa que venceu o concurso de construção da obra, a EQUIPAV- Engenharia e Construção, S.A., sediada em Coimbra.

A obra tem o valor de adjudicação de 1.280.250,00 euros, sendo o prazo de execução de 18 meses, contados da data de consignação da obra, que deverá ter lugar 30 dias após a data da assinatura do contrato.

O Lar Residencial e Centro de Actividades Ocupacionais representa uma nova valência na actividade desenvolvida pela Instituição, que possui actualmente as valências de Lar de Idosos, Centro de Dia, Apoio Domiciliário, ATL, Creche, e uma Unidade de Cuidados Continuados.

O equipamento social agora adjudicado vai permitir dar uma resposta integrada e um apoio de proximidade a um sector da população que é extremamente vulnerável, constituindo ao mesmo tempo um apoio às famílias que têm pessoas com deficiência a seu cargo, enfrentando muitas vezes grandes dificuldades no dia-a-dia, dada a necessidade de cuidados especiais e um acompanhamento permanente.

A criação desta estrutura teve como ponto de partida o Diagnóstico Social, elaborado no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social do Concelho e com a participação das várias entidades com assento no Conselho Local de Acção Social, o qual identificou a necessidade de dar respostas específicas às pessoas portadoras de deficiência, definindo como prioridade a criação de uma estrutura de apoio com esse objectivo.

Município é parceiro no Projecto

O projecto foi candidatado ao Programa Potencial Humano – Apoio ao Investimento a Respostas Integradas de Apoio Social, do. Ministério do Trabalho e da Segurança Social, no Governo anterior, que financiou 75% do valor da candidatura. O restante financiamento será garantido pela Santa Casa da Misericórdia e pelo Município, o qual será parceiro neste projecto e irá contribuir financeiramente e com apoio técnico na sua execução.

O Lar Residencial terá capacidade para 24 utentes em regime de internamento, a mesma capacidade do Centro de Actividades Ocupacional, acolhendo pessoas com idade a partir dos 16 anos.

Segundo o Provedor da Santa Casa, Júlio Norte, com a concretização deste projecto cumpre-se um velho sonho da Instituição, do Município e do Concelho, que permitirá dar uma resposta social a uma preocupação comum, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida das pessoas portadoras de deficiência, sendo ao mesmo tempo um motivo de esperança para muitas famílias.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade