 Decorreu nos dias 30 e 31 de Julho o XI Fim de Semana Radical, numa organização do Município de Mortágua. A edição deste ano contou com participantes oriundos de vários pontos do País, nomeadamente Lisboa, Leiria, Caldas da Rainha, Ourém, Peniche, Viseu, Anadia, Tondela, além naturalmente de Mortágua. Durante dois dias, os participantes puderam experimentar diversas actividades radicais, numa conjugação de adrenalina, espírito de equipa e convívio. Este ano o acampamento estava montado na aldeia de Vale de Paredes, que funcionou como epicentro das actividades.
A manhã do primeiro dia começou com um passeio de BTT, por trilhos de floresta, que ligou a zona do acampamento ao Campo de Tiro, situado no Parque Industrial. Aqui chegados e após um apetecido descanso na relva, tiveram lugar jogos de Team Building, em que o espírito de equipa foi posto à prova. O regresso ao acampamento, para o almoço, fez-se novamente de bicicleta, via Chão do Vento e Valongo.
Na parte da tarde, as águas da Albufeira da Aguieira , junto a Vale de Paredes, foram palco de múltiplas actividades radicais. Estava montado um circuito que começava com uma descida em rappel da ponte de Vale de Paredes, a uma altitude média, seguido de um slide sobre as águas e a finalizar um grande rappel do ponto mais alto da ponte, com descida na água. Pelo meio havia ainda passeios e corridas de rafting e aquaroller, duas novidades da edição deste ano. O calor que se fez sentir convidou a ir a banhos, ainda mais com a temperatura da água muito amena.
Era tempo de voltar ao acampamento, aproximava-se a hora do jantar. Da ementa constava a já “habitual” grelhada mista com arroz de feijão, cuja confecção e serviço, à semelhança de anos anteriores, esteve a cargo de uma equipa do Agrupamento de Escuteiros de Mortágua. Um serviço esmerado, que mais uma vez fez as delícias dos participantes.
A noite reservava ainda a actuação da banda Blemisch, formada por jovens de Mortágua, que animou o ambiente pela madrugada dentro.
Depois de um dia de intensa actividade radical e uma noite mal dormida, o mais difícil foi mesmo levantar ao toque da alvorada. Era altura de começar a desmontar a tenda e arrumar a “trouxa”, antes de partir para o último desafio do Fim de Semana Radical. Um torneio de Paint-ball, numa zona florestal, situada nas redondezas do acampamento. Equipados com vestuário e protecção adequada, os participantes dividiram-se em equipas, sendo o objectivo tentar alcançar a bandeira do posto da equipa adversária. A adrenalina subiu bastante, sobretudo para quem nunca tinha experimentado este tipo de desporto.
No final, era notório o cansaço mas também a satisfação, após um fim de semana intenso, que proporcionou novas experiências e emoções, além do convívio e divertimento.
O Município agradece publicamente a colaboração da Assoc. de Vale de Paredes, Associação de Caça e Pesca e do Agrupamento de Escuteiros de Mortágua.
 |