Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Programa Municipal “Jovens Estudantes em Férias”

2011-07-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

100 jovens do concelho envolvidos em acções de carácter cívico

Entre 4 de Julho e 26 de Agosto, 100 jovens do concelho estão envolvidos no programa “JEF- Jovens Estudantes em Férias”, promovido pelo Município de Mortágua. Trata-se de um programa ocupacional de férias para jovens com idades entre os 14 e os 19 anos, proporcionando-lhes uma ocupação válida do seu tempo livre de férias, com a vantagem adicional de que podem auferir uma bolsa diária, o que poderá contribuir para um resto de férias diferentes.

O programa está distribuído por quatro quinzenas, correspondendo a quatro grupos de 25 jovens, e abrange diversas acções de cáracter cívico, a desenvolver em colaboração com o Município. Alguns destes jovens estão a apoiar o funcionamento de vários equipamentos municipais, como as Piscinas, Pavilhão, Campos de Ténis, Biblioteca, Espaço Internet, a colaborar no programa “Férias Activas” (que envolve outros jovens mais novos), enquanto outros estão integrados nas equipas municipais de vigilância florestal.

Há também jovens integrados em instituições de solidariedade social, como a Santa Casa da Misericórdia de Mortágua. Durante a primeira quinzena de Agosto, alguns dos jovens vão estar também envolvidos na logística da Festa da Juventude, nomeadamente na decoração do recinto.

Para além de constituir uma forma diferente e válida de ocuparem o seu tempo de férias, os jovens podem auferir uma bolsa diária no valor de 9 euros, por cada dia efectivo de participação, o que lhes permite juntar o útil ao agradável.

Diana Martins, 16 anos, é uma das jovens que está a participar no JEF. “Tem sido uma experiência óptima. É uma boa aprendizagem de vida, dá-nos responsabilidades e podemos acompanhar o trabalho dos monitores”. E conclui: “Acho que tem aspectos muito positivos”.

No caso da Bruna Rocha, 18 anos, já é a quarta participação no programa: “Acho que é uma experiência muito interessante, é uma forma de nos integrarmos no mercado de trabalho e ao mesmo tempo estamos um pouco ocupados nas férias”. Por outro lado, adianta, “ Acho que também ajuda a que sejamos mais responsáveis, por exemplo, no cumprimento de horários. Para mim tem sido uma boa experiência ao longo destes anos”.

O Presidente da Câmara faz um balanço extremamente positivo deste programa, que já leva 19 anos de existência. “Ao longo destes anos já tivemos centenas de jovens que puderam ter esta experiência de cidadania, quer ao serviço do município quer ao serviço em instituições sociais do concelho. Na nossa opinião, é um programa que lhes pode proporcionar novos horizontes e contribuir para a sua formação pessoal, porque têm aqui o contacto com o público, com diferentes profissionais e actividades”.
E acrescenta: “temos até muitos jovens que quando terminam a sua quinzena, confidenciam que gostavam de continuar mais dias, mesmo sem receber qualquer compensação monetária, o que significa que essa experiência é-lhes marcante”



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade