Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



4º Triatlo Aventura de Mortágua

2011-07-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Realizou-se no passado dia 9 a quarta edição do Triatlo Aventura de Mortágua, organizado pela Associação Beira Aguieira de Apoio ao Deficiente Visual. O evento contou com a participação de 20 equipas e um total de 100 participantes, entre invisuais e normovisuais. Um dos objectivos deste evento é promover a actividade desportiva junto da comunidade invisual, contribuindo para a sua integração social, ao mesmo tempo envolvendo e sensibilizando a comunidade em geral para a problemática da deficiência visual.
Mais uma vez a comunidade mortaguense destacou-se a colaborar nesta iniciativa, jovens e menos jovens, sensibilizados para os objectivos desta nobre causa.

À semelhança de anos anteriores, o Triatlo era constituído por uma estafeta de três provas: Canoagem (2 Km), BTT (14,7Km) e Atletismo (2Km). Cada dupla concorrente era constituída por 1 atleta cego ou com os olhos vendados e 1 atleta normovisual, à excepção da prova de BTT.


José Fernando, invisual, natural de Castelo Branco, participou pela terceira vez no evento. Na sua opinião esta iniciativa é muito importante, desde logo, explicou, “porque não é vulgar os invisuais terem acesso a este tipo de actividades”. E considera que “esta é também uma forma de mostrar a nós próprios e aos outros daquilo que somos capazes, que há muitas actividades desportivas que um invisual pode praticar, desde que seja orientado e apoiado”

Sandra Inácio, 19 anos, foi uma das jovens mortaguenses que quis novamente colaborar, tendo participado na prova de canoagem, mas de olhos vendados: “Perde-se completamente a noção de espaço, não sabemos se estamos a remar para a frente ou para trás”. Uma experiência que “ajudou a perceber melhor as dificuldades que os invisuais sentem no dia-a-dia, nomeadamente com os obstáculos que estão na rua”.
Para Mónica Almeida, de Mortágua, foi a estreia no evento. Efectuou a prova de atletismo, também de olhos vendados. “Uma pessoa sente-se um bocado perdida mas ao mesmo tempo estava confiante porque tinha a minha irmã como guia”. Sobre a experiência vivida, disse-nos: “Adorei participar e estarei sempre disponível para ajudar neste tipo de iniciativas. Faço-o com todo o gosto”.


Esta é uma prova sui generis, provavelmente a única que se realiza no nosso País com estas características, constituindo sempre uma experiência marcante, quer para os invisuais, pelas sensações vividas, pelas barreiras e desafios que vencem, quer para os restantes participantes, pelo impacto que tem a nível da sua reflexão e consciencialização individual.

O 4º Triatlo Aventura contou, mais uma vez, com o apoio do Município de Mortágua.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade