Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



No já tradicional “Passeio dos Idosos”

2011-07-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Município levou idosos do concelho a visitar Santuários do Sameiro e Bom Jesus de Braga

O Município de Mortágua proporcionou no passado dia 8 de Julho um passeio aos idosos do concelho, tendo como destino o norte de Portugal, mais concretamente o Santuário do Sameiro e o Bom Jesus de Braga. O Passeio contou com um total de 534 participantes, que foram distribuídos por 11 autocarros, organizados por freguesias.

Este ano o São Pedro não esteve de feição, a chuva e o nevoeiro que se fizerem sentir naquela região não deixaram desfrutar da beleza monumental e natural daqueles dois locais emblemáticos do nosso património religioso.
Apesar desse “contratempo” foi possível observar toda a beleza interior da basílica do Sameiro, destacando-se o altar-mor em granito branco polido e o sacrário de prata. Foi também possível visitar a enorme cripta, sob o templo, decorada com painéis de azulejos dedicados aos vários “mistérios”, e no exterior do templo o imponente e vasto escadório, virado para a cidade, os jardins, o frondoso arvoredo.

O Santuário do Sameiro, cuja construção se iniciou em meados do séc. XIX, é o centro de maior devoção mariana em Portugal, depois de Fátima.

O estado do tempo acabou por prejudicar, sobretudo, a visita ao Bom Jesus de Braga, situado ali próximo, mesmo assim alguns idosos mais afoitos deslocaram-se a pé até aquele santuário. É de referir que não é a primeira vez que são visitados estes dois pontos religiosos e turísticos, que já integraram uma das primeiras edições do Passeio dos idosos.

Os idosos com quem conversámos não deram por perdido o passeio. “Uma pessoa distrai-se, está com os amigos e passa-se um dia agradável. Hoje não esteve um dia de sol, mas ninguém podia adivinhar o tempo que ia fazer”, referiu-nos Maria Helena Matos, 68 anos, que acompanha o marido nestes passeios desde que ele se reformou. E adiantou: “Eu até agora gostei de todos os passeios. Vale sempre a pena!”.

Álvaro Ferreira e Maria Elizabete já participam há vários anos: “Já fomos a Mafra, Quinta da Malafaia, Nazaré, Óbidos, Santiago de Compostela. “Dá para a gente se distrair, é bom para o espírito”, contou-nos Maria Elizabete, 72 anos.

O Passeio dos Idosos é uma iniciativa promovida pelo Município de Mortágua que se realiza, de forma ininterrupta, desde 1996.Desde então contabilizam-se já 29 passeios realizados. Faz parte do Programa Municipal “Viver Mais. Viver Feliz”, que visa proporcionar momentos de lazer e convívio à população idosa do concelho, ajudando nomeadamente a quebrar o ciclo de solidão e isolamento que caracteriza o quotidiano de muitos idosos, e desta forma, contribuir para uma vida mais activa e uma melhor qualidade de vida.









Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade