Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Comemoração do Dia do Município - Abertura do Centro Educativo e Creche de Mortágua

2011-06-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Integrado no programa comemorativo do Dia do Município, vai abrir ao público, no dia 2 de Junho (quinta-feira), o Centro Educativo e Creche de Mortágua. O acto está marcado para as 17 horas.

O Centro Educativo representou um investimento de 7,6 milhões de euros, com comparticipação de 3.630.111,29 euros por parte do QREN (Quadro de Referência Estratégico Nacional). A Creche foi totalmente financiada pelo Município.


Caracterização e organização do espaço escolar

O Centro Educativo de Mortágua reúne todas as crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico e Pré-Escolar do concelho num equipamento integrado e tem uma capacidade máxima para 624 crianças, distribuídas da seguinte forma: 1º Ciclo do Ensino Básico (EB1) – 384 crianças; Jardim de Infância – 240 crianças; Creche. Todo o complexo desenvolve-se num único piso, sendo constituído por vários núcleos funcionais distintos: EB1, Núcleo Central, Jardim de Infância e Creche.

As valências da EB1 incluem 16 salas de aula, 8 pequenas salas de Expressão Plástica, 1 Sala Polivalente, 1 Refeitório, 1 espaço de Biblioteca e 1 sala de Informática, espaços de Direcção e Serviços Administrativos e Espaços de Apoio Geral. Os espaços interiores para a Educação Física e Desporto ocupam uma área de 1128,2 m2, incluindo um Ginásio com 230 m2, a que se deve acrescentar 1 campo de jogos polivalente, exterior e coberto, com 289 m2, e um polidesportivo descoberto com 500m2.
Todas as salas de aula estão equipadas com quadros interactivos.

O Jardim de Infância é constituído por 10 salas de actividades, Sala Polivalente, espaços de apoio aos educadores e funcionários, um Refeitório para uso exclusivo das crianças deste pólo, vestiário, um Ginásio com 216m2, além doutros espaços de apoio.
A EB1 e o Jardim de Infância são servidos por várias áreas funcionais comuns, como sejam os espaços administrativos (Gabinete de Direcção Executiva, Secretaria, Gabinete de Atendimento, Sala de Professores, Sala da Associação de Pais, etc), a Cozinha, o Átrio principal.

Todo o complexo educativo usufrui de vários pátios exteriores, zonas ajardinadas, hortas pedagógicas, parques lúdicos, áreas de recreio e circulação, cobertas e descobertas.

Equipamento integrado permite ganhos de escala
A conjugação das várias valências num espaço integrado, permite ganhos de escala e sinergias, em termos de utilização de instalações, equipamentos e gestão de recursos humanos e materiais. Por outro lado, permite ainda às crianças do Pré-Escolar familiarizarem-se, desde cedo, com o espaço e o ambiente escolar que irão futuramente frequentar.

Localização
O centro escolar fica localizado na zona da Gândara, a cerca de 500 metros do centro da Vila. Encontra-se também muito próximo da Escola Básica 2.3 e Escola Secundária, que passaram a integrar a partir do ano lectivo 2010-2011, juntamente com o 1 Ciclo e Pré-Escolar, o Agrupamento de Escolas de Mortágua (Agrupamento único).

Área: O complexo escolar ocupa uma área total de 8416,3m2.

Creche tem capacidade para 56 crianças

A Creche tem capacidade para albergar 56 crianças, com idades entre os 3 meses e os 3 anos, distribuídas da seguinte forma: 16 crianças em duas salas de Berçário e 40 crianças em três salas de actividades. Para além das zonas das crianças e bebés, inclui áreas de apoio, administrativas e de recreio, entre outras, ocupando uma área total de 772,9m2.
A sua construção teve como objectivo alargar a resposta social numa área considerada da maior relevância para o apoio às famílias, nos dias de hoje.

A gestão da Creche foi entregue à Santa Casa da Misericórdia de Mortágua, no âmbito de um protocolo de celebrado com o Município.

Proporcionar igualdade de oportunidades e de sucesso educativo

A educação e a formação são a chave do sucesso das pessoas, das instituições e naturalmente também do município. O Centro Educativo de Mortágua é o investimento mais relevante de todo o período do Poder Autárquico Democrático, permitindo que se comece a construir pela base, no Pré-Escolar e no 1ºCiclo do Ensino Básico, o projecto harmonioso de desenvolvimento de todas as crianças e jovens, a construir os homens de amanhã, a construir o futuro em bases sólidas.

. Proporciona-se a todas as crianças (e não apenas às da sede do concelho) as mesmas condições de desenvolvimento, as mesmas oportunidades de aprendizagem;
. Possibilita-se o acesso a mais e melhores recursos (equipamentos informáticos, biblioteca, material pedagógico, equipamentos lúdicos, diversificação da oferta de actividades);
. Concretiza-se a escola a tempo inteiro;
. Disponibilizam-se espaços com mais conforto e comodidade;
. Proporcionam-se melhores condições de trabalho para professores e funcionários;
. Promove-se a qualidade do ensino e o sucesso educativo.

Em suma:
É um equipamento educacional moderno e orientado para o futuro. Um equipamento que permite responder às exigências e desafios que as novas gerações enfrentam na sociedade e no mundo actual, dotando-as das competências necessárias para virem a ser cidadãos activos, responsáveis e realizados.





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade