Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Fórum Florestal de Mortágua debate oportunidades e desafios do sector da fileira florestal

2011-05-18
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Vai realizar-se no próximo dia 21 de Maio, o Fórum Florestal de Mortágua, promovido pelo Município de Mortágua, e subordinado à temática – “A Floresta- Desafios e Oportunidades”.
Dada a importância de que se reveste a Fileira da Floresta para o país, para o conjunto da região e, em particular, para o concelho de Mortágua, o Município de Mortágua vai novamente promover a realização do Fórum Florestal de Mortágua, suscitando o debate em torno da floresta, promovendo o conhecimento, a troca de informação, fortalecendo as potencialidades da região e dos agentes neste domínio.
A abertura dos trabalhos tem início às 10 horas, com uma intervenção de boas vindas pelo Presidente da Câmara Municipal de Mortágua, Afonso Abrantes, seguindo-se quatro painéis de intervenções temáticas a cargo de vários especialistas convidados para o efeito. Os painéis são os seguintes: FLORESTA - ECONOMIA E DESENVOLVIMENTO LOCAL - Estímulo das Políticas Locais vs Importância Económica e Social da Floresta no Mundo Rural, pelo Eng. Vitor Barros, ex- Secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Investigador Principal do Instituto Nacional de Recursos Biológicos(INRB); PERSPECTIVAS FUTURAS DO MERCADO DA FLORESTA PORTUGUESA, pelo Prof. Dr. João Martins Ferreira Amaral, Presidente da AIFF (Associação para a Competitividade das Indústrias da Fileira Florestal); FLORESTA - PRAGAS E DOENÇAS - Prevenção, Tratamento ou Catástrofe?- Pragas e inimigos naturais do eucaliptal, pelo Dr. Carlos Valente – Associação RAIZ – Portucel-Soporcel; pragas e inimigos naturais do pinhal, pelo Professor Manuel Mota, da Universidade de Évora. O Presidente da Autoridade Florestal Nacional, Eng. Amândio Torres, irá também estar presente, como moderador do debate.
O Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, lembra que “Mortágua tem uma forte ligação à floresta”, sendo mesmo um caso singular no contexto nacional. “Somos um concelho marcadamente florestal, temos uma área florestal que representa 85% do nosso território e uma das maiores manchas florestais do país”.
A floresta é, além de um valioso património natural e ambiental, a mais importante actividade económica do concelho, com um enorme impacto no tecido empresarial, na criação de emprego e no rendimento das famílias. “Também damos um forte contributo para a indústria nacional, nomeadamente da pasta de papel, para as exportações e para a produção de energias renováveis com base na biomassa florestal”, salienta.
Por todas estas razões, considera: “temos uma responsabilidade acrescida na defesa, valorização e preservação do nosso património florestal, que não é só importante para o Concelho, mas também para a Região e para o Pais”.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade