Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Fórmula 1 nas Escolas”

2011-05-09
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Equipa “Xtreme Speed”, de Mortágua, conquista 1ª lugar na fase regional

A equipa “Xtreme Speed”, de Mortágua, foi a grande vencedora da fase regional do desafio tecnológico “Fórmula 1 nas escolas”, realizada no passado dia 6, no Pavilhão de Portugal, em Coimbra.
A equipa “Xtreme Speed” é constituída pelos jovens Pedro Silva, Mónica Oliveira, David Duarte, Filipe Alves, Daniel Lobo, todos do 9ºano, que se mantiveram da última edição, a que se juntou um novo elemento, Carlos Diogo, do 8ºano.
Depois da primeira participação o ano passado, a equipa acreditava que era possível ir mais longe, potenciando a experiência entretanto adquirida e melhorando aspectos menos positivos. O facto da equipa ter permanecido praticamente inalterável em relação ao ano transacto era uma vantagem, porque cada elemento já estava familiarizado com as tarefas e o ambiente da competição.
Pois bem, os nossos jovens excederam as próprias expectativas ao alcançar o primeiro lugar da classificação, vencendo no cômputo geral dos vários itens a concurso.

O desafio tecnológico “Fórmula1 nas Escolas” é parte integrante do projecto “Pense Indústria”, da responsabilidade do RECET (Rede de Centros Tecnológicos de Portugal) e dos seus associados, cujo objectivo principal é sensibilizar os jovens para as carreiras ou áreas de estudo ligadas à indústria e tecnologia. É também neste espírito que o projecto chega a Mortágua, integrando o Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, parceiro local do projecto nacional “Pense Indústria”, que divulgou o desafio junto da comunidade escolar no início do ano lectivo.

O desafio prático do concurso consistiu em conceber e testar virtualmente um modelo de Fórmula 1. Terminada essa fase do processo passou-se à construção do protótipo, em miniatura, que decorreu no Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), em Coimbra. O carro é construído em madeira de balsa e movido a dióxido de carbono. A velocidade é um dos critérios de pontuação, mas não só. Outros factores como a apresentação do stand da equipa, a imagem, as especificações técnicas do carro, o design, são tidos em conta na avaliação final do júri. .Para conceber, construir e testar o carro, os jovens utilizam tecnologias de ponta, como CAD/CAM, CNC e software de realidade virtual.

Na equipa cada elemento tem uma função determinada, à semelhança do que se passa no verdadeiro mundo da Fórmula 1. Pedro Silva é o Director de Equipa e Engenheiro de Design, ou seja, o coordenador e responsável pelo desenho do carro em 3D; Filipe é o Engenheiro de Produção, responsável por remover ou corrigir eventuais imperfeições, por forma a que o carro se aproxime o mais possível do desenho; David é o Engenheiro de Design, trata da imagem, do grafismo do projecto; Mónica, Daniel e Carlos são directores de recursos, responsáveis pelo portefólio, a apresentação. “Mas trabalhámos sempre em conjunto.”, ressalva Pedro Silva.

No desenvolvimento do projecto os jovens contaram com o apoio e incentivo directo da Drª Lilia Ferreira e do Eng. André Gaspar, o apoio do Município e de patrocinadores locais. Todos tem razões para estarem satisfeitos, porque todos contribuíram para o sucesso da participação.

Agora o sonho continua até à prova nacional, que está marcada para o mês de Junho. O desafio será maior, mas a estes jovens já ninguém pode tirar este feito, que é um justo prémio ao seu trabalho, à sua dedicação, à sua criatividade.

O Município de Mortágua felicita a equipa “xtreme speed”.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade