Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios

2011-05-04
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Aprovou o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios para o ano de 2011

A Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios de Mortágua, em reunião realizada no dia 3 de Maio, aprovou o Plano Operacional Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, para o ano de 2011.
O Plano, elaborado pelo Gabinete Técnico-Florestal do Município, define as medidas e acções estruturais e operacionais relativas à prevenção e protecção das florestas contra incêndios, nas vertentes de vigilância, detecção, combate, rescaldo e fiscalização, a levar a cabo pelas entidades públicas com competências na defesa da floresta contra incêndios e entidades privadas com intervenção no sector florestal e visando especialmente o chamado “período crítico” de Verão.
O documento prevê os meios e recursos operacionais envolvidos em cada uma das vertentes de actuação (bombeiros, sapadores florestais, equipamentos, viaturas), bem como as infraestruturas de suporte (rede viária florestal, rede de pontos de água, rede de vigilância e detecção), procurando assegurar a necessária coordenação e a melhor eficácia de resposta.

A semelhança de anos anteriores, durante o período crítico, que foi fixado entre 1 de Julho e 30 de Setembro, irão funcionar equipas de vigilância florestal, equipadas com meios móveis de comunicação, material de sapador e kit de 1ª intervenção, garantindo a cobertura total da mancha florestal do concelho, durante as 24 horas do dia. O dispositivo de vigilância envolve meios do Município, mas também da Associação de Produtores Florestais de Mortágua e de empresas do sector, além da fiscalização da GNR.
“O sistema de vigilância tem sido fundamental quer em termos de detecção e 1ª intervenção, quer em termos de dissuasão e de sensibilização das populações”, refere o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes.

Por outro lado, desde o início do ano, o Município já executou 340 Km de intervenções na rede principal e secundária de caminhos florestais. Este ano foi também construída uma plataforma junto ao ponto de água dos Calvos, na freguesia do Sobral, que permitiu criar um infraestrutura estratégica no apoio ao combate aos fogos florestais, numa zona densamente florestada. Esta plataforma poderá servir de base de apoio à actuação dos meios aéreos (helicópteros) e funcionar como um posto de comando operacional.(na foto)

“Temos a plena consciência que é necessário defender e preservar o património florestal do concelho e que vale a pena o investimento contínuo que fazemos todos os anos”, refere o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, adiantando que “no ano de 2010 o Município investiu mais de 200 mil euros na defesa e preservação da floresta”.
E lembra: “Há mais de vinte anos que o fazemos, através de um programa integrado de acções, porque desde sempre encarámos a floresta como um sector estratégico no desenvolvimento sócio-económico do concelho”. “É um recurso extraordinário que temos no concelho, quer pela sua vasta extensão, quer pelo seu elevado valor ambiental e económico”, considera.

E salienta ainda: “A preservação e valorização da floresta é um projecto de toda a população e queremos que assim continue e seja reconhecido por todos, envolvendo os proprietários mas também as nossas crianças, os nossos jovens, sensibilizando todos para esta causa”.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade