Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice > Educação 



INFORMA`11 – Feira de Informação Escolar e Profissional

2011-05-02
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Universidades e outras entidades divulgaram oferta formativa

Realizou-se no passado dia 29 a “INFORMA`11 - Feira de informação Escolar e Profissional”, promovida pelo Município de Mortágua, no âmbito do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”. Na sua quarta edição, contou com a presença de 16 entidades, na sua maioria Universidades e Institutos Politécnicos, mas também Escolas Profissionais, que divulgaram a sua oferta educativa e formativa.

Para além das entidades de ensino, também o Instituto de Emprego e Formação Profissional, o Exército e a Força Aérea, marcaram presença, dando a conhecer os cursos de formação e condições de ingresso, respectivamente.

Ao longo do dia, cerca de 400 alunos, do 3º Ciclo do Ensino Básico, Ensino Secundário e Profissional, passaram pelo espaço do Centro de Animação Cultural, que mais uma vez acolheu o evento.

Nos stands os alunos podiam obter informações e esclarecimentos sobre cursos ministrados, programas curriculares, condições de ingresso, certificação obtida e saídas profissionais associadas a cada curso. Algumas instituições ligadas a cursos técnico-profissionais, como Turismo, Animação Sócio-Cultural, Análise Laboratorial, Manutenção Industrial, apostaram em acções práticas de demonstração, realizadas pelos próprios alunos, dando a conhecer os equipamentos e actividades que integram a sua formação.


No auditório realizaram-se palestras, promovidas pelo Exército, pela Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra e pelo Instituto Politécnico de Bragança, que sensibilizaram os jovens para os cursos ministrados nas suas instituições.

O objectivo da INFORMA é proporcionar aos jovens estudantes um conhecimento mais alargado da oferta formativa existente, ajudando-os a tomar as decisões mais adequadas em termos de escolhas futuras, tanto a nível académico como profissional.
Afonso Abrantes, Presidente da Câmara Municipal, lembra que “antigamente havia poucos cursos e as opções de escolha eram limitadas”. Hoje a situação é inversa, existem centenas de cursos, “o que não quer dizer que seja mais fácil aos jovens fazer a sua escolha”, ressalva. Antes pelo contrário, explica: “O mercado de trabalho mudou bastante nos últimos anos, está mais globalizado, competitivo e exigente, e os jovens precisam hoje de ser mais esclarecidos e mais racionais nas suas escolhas do que há vinte anos atrás”.

A INFORMA é uma das acções que o projecto “Da Escola, Agarra a Vida” desenvolve na área da Orientação Escolar e Profissional. Ao longo do ano lectivo são desenvolvidas outras actividades, como as Visitas de conhecimento (a Universidades, Centros de Formação, Escolas Profissionais), a Semana das Profissões, a participação na Universidade Aberta e na Universidade Júnior, que permitem aos jovens estudantes uma consciencialização desde cedo para a importância do estudo e da formação qualificada na definição do seu percurso de vida.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município assegura Creche gratuita a partir deste ano letivo2022-09-13
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Festa de Natal da Escola Básica veio até à “Vila Natal”2019-12-17
Homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen. Crianças do Ensino Básico assistiram ao espetáculo “Para Ti, Sophia”, numa produção da ACERT.2019-05-09
Semana Europeia do Desporto Escolar em Mortágua 2022-09-30
Câmara Municipal reuniu com restaurantes aderentes ao XIII Fim de Semana da Lampantana2022-09-29
Novo Reservatório reforça abastecimento de água às povoações da Sobrosa e Vila Meã da Serra2022-09-26
Lançado concurso para a nova Praça de Táxis 2022-09-26
Município fixa IMI na taxa mais baixa e devolve totalidade da participação no IRS. Famílias com filhos beneficiam ainda de dedução em sede de IMI 2022-09-26


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade