Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Alunos da EB1 de Mortágua descobrem a “ciência”

2011-04-27
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

De uma forma lúdica e pedagógica

Cerca de cem alunos da Escola Básica nº1 de Mortágua receberam a visita do “Fun Science” (“Ciência Divertida”, em português), um projecto que quer ensinar a ciência às crianças de uma forma lúdica, interactiva e educativa, despertando-lhes a curiosidade, a criatividade e a imaginação e fazendo com que se apercebam do que é a ciência e da sua importância no mundo que nos rodeia.
A actividade foi dinamizada pelo Projecto Municipal “Da Escola, Agarra a Vida”, realizando-se já pelo terceiro ano consecutivo.

Duas monitoras do “Fun Science”, vestidas com batas brancas, tal e qual os cientistas, realizaram diversas experiências, perante o olhar atento das crianças. Recorrendo a produtos e ingredientes que elas bem conhecem, utilizados diariamente na cozinha e na alimentação, ficaram a saber, por exemplo, que existem substâncias básicas, neutras e ácidas, e quais os alimentos em que podem ser encontradas. Noutra experiência as crianças pincelaram uma batata e uma maça, com tintura de iodo, para determinar qual delas continha mais amido. Falou-se também do que são microorganismos, como as bactérias, e da importância do acto de lavar os dentes diariamente.

No “Fun Science” as crianças não se limitam a ser observadoras, são também convidadas a experimentar elas próprias, a mexer nos objectos, a descobrir o resultado final, o que torna tudo ainda mais interessante.
As crianças ficam também familiarizadas com o vocabulário e os instrumentos usados nas experiências de laboratório. Expressões como pipetas, goblé, varetas, passam a fazer parte do seu léxico.

“O que nós pretendemos é mostrar às crianças, desde o 1ºCiclo, que a Química está presente no nosso dia-a-dia, na alimentação, na saúde, no meio ambiente, muito embora não nos demos conta disso”, referiu-nos Ana Luísa Moitas, monitora do “Fun Science”. E adiantou: “Este ano comemora-se o Ano Internacional da Química, pelo que faz ainda mais sentido este tipo de iniciativa”.








Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade