Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Alunos entrevistaram Pedro Abrunhosa

2011-04-05
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

No âmbito do concurso escolar N@escolas

Um grupo de alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua entrevistou o conhecido cantor e compositor, no âmbito de um concurso escolar promovido pelo Diário de Noticias. Não seria necessário dizer que a visita de Pedro Abrunhosa despertou uma enorme curiosidade e expectativa, já que para a maioria foi a primeira vez que estiveram frente-a-frente com uma figura tão emblemática da música e vida portuguesa.

Antes da hora marcada, alguns alunos ainda exclamavam, como que incrédulos: “mas ele vem mesmo, não acredito!” A presença de Pedro Abrunhosa inseriu-se no N@escolas, um projecto educativo promovido pelo Diário de Notícias, na sua quarta edição, destinado a alunos e professores do ensino secundário e profissional de todo o País, transportando-os para o fascinante mundo do jornalismo!

Pedro Abrunhosa foi recebido de forma entusiástica e com uma grande ovação pelos alunos que enchiam o Auditório da EB2.3. Bem disposto e afável, Pedro Abrunhosa cumprimentou cada um dos cinco jovens que formavam a mesa e que tinham preparadas várias perguntas.

Na resposta a uma das questões, Pedro Abrunhosa quis desmistificar a noção de cultura, afirmando que cultura “é tudo aquilo que nós apreendemos e achamos que é importante para as nossas vidas”. E desfiou memórias de infância, “ ver o musgo, ouvir a cotovia, o melro, a perdiz, os lobos à noite”, “saber qual é o cheiro do eucaliptal e do pinheiral quando chove”, “saber como se faz as vindimas”, para concluir: “tudo isso é cultura”.
E mais, “cultura também é futebol, as telenovelas e as coisas mais imbecis que nós possamos imaginar”. E sublinhou que cultura, enquanto património colectivo, é sobretudo diferença: “é aquilo que faz com que nós sejamos portugueses. Não há ninguém que saiba ser tão português como nós os portugueses. Nós somos um povo que transporta uma imensa bondade, uma enorme curiosidade, uma histórica estoicidade, temos quase 900 anos de História, com fronteiras inalteráveis”. Pedro Abrunhosa falou orgulhosamente da língua portuguesa. “É a língua em que muitos poetas escreveram e sofreram, é a língua em que eu penso, em que eu amo, em que eu sonho. Essa é a razão pela qual eu canto e escrevo em português”, disse.


E desafiou os jovens a enriquecerem-se através das palavras: “Nós precisamos das palavras para dizer os vários sentimentos que nos vão por dentro e a maneira de pôr as palavras umas atrás das outras somos nós que inventamos”.
E recorreu a uma célebre frase do escritor Jorge Luís Borges: “Nós somos os livros que lemos e as mulheres que amamos”. “A nossa biografia somos nós que construímos no dia-a-dia. Este momento, aqui e agora, faz parte da minha história e portanto vai ficar comigo para sempre. Nós somos o fruto das coisas às quais damos realmente importância”.
É claro que não podia faltar a curiosidade dos jovens acerca da utilização dos famosos óculos, a sua imagem de marca. Segundo confessou, é uma forma de se autoproteger, de manter uma certa distância e reserva, explicando logo de seguida, “mas é uma distância voluntária que eu depois quebro imediatamente no contacto pessoal”.

O cantor revelou-se muito acessível, comunicativo e divertido, respondendo a todas as questões, sem pressa, surpreendendo talvez aqueles que estavam à espera de qualquer vedetismo. Não foi o caso, bem pelo contrário.
No final ainda teve tempo para se deixar fotografar, dar autógrafos e dar um pulo à Escola Secundária, onde contactou também com os alunos.
Foi um dia que vai ficar na memória destes jovens, que tiveram o privilégio de assistir não a uma entrevista ou palestra, mas verdadeiramente a uma lição de vida.
Resta dizer que o grupo é constituído pelos alunos Leonor Durães (11º C),Joana Oliveira (12º C), Luís Garcia e Daniela Matos (12º A), Daniel Matos (12º B) e pela professora Ludovina Maria Ferreira.

Os finalistas do concurso vão ter como prémio uma viagem pela Europa, com a duração de 15 dias.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Município agradece a todos os que participaram e colaboraram na Mortágua Viva`20222022-08-17
Tavfer-Mortágua-Ovos Matinados brilhou na Volta a Portugal 2022-08-16
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade