Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
agosto 2022


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Mais Letras...por um Mundo mais Verde”

2011-03-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Sarau Cultural inseriu-se na Semana da Leitura

O Centro de Animação Cultural acolheu no passado dia 25 o Sarau Cultural “Mais Letras...por um Mundo mais Verde”. O espectáculo inseriu-se na Semana da Leitura, dinamizada pela Rede Concelhia de Bibliotecas, numa parceria e num esforço conjunto do Município e do Agrupamento de Escolas de Mortágua.
A Semana da Leitura é uma iniciativa do Plano Nacional da Leitura, que pretende incentivar e valorizar a leitura junto das crianças, jovens e população adulta, envolvendo nesse objectivo as autarquias, as escolas, os escritores, os jornalistas, bem assim a comunidade em geral, numa celebração festiva da leitura e do livro.

O espectáculo “Mais Letras...por um Mundo mais Verde” contou com a participação dos alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Escola Beira Aguieira, a Biblioteca Municipal e o Coral Juvenil Sílvia Marques.

O público assistiu a um espectáculo multifacetado e dinâmico, que incluiu momentos de música, leitura de poesia e textos, dramatizações, em que a temática da floresta, do ambiente e das energias renováveis estiveram em evidência.
Entre a assistência, que encheu a sala, encontrava-se o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Afonso Abrantes, o Comissário do Plano Nacional da Leitura, Prof. Fernando Pinto do Amaral, o Presidente da Comissão Administrativa Provisória do Agrupamento de Escolas de Mortágua, Dr. Rui Parada, a Coordenadora Interconcelhia da Rede de Bibliotecas Escolares, Drª Helena Duque.

O Presidente da Câmara aproveitou a ocasião para enaltecer o trabalho de parceria desenvolvido na preparação e implementação das actividades da Semana da Leitura, envolvendo a dedicação e o esforço de muitas pessoas (Funcionários do Município, Professores, Alunos, Auxiliares de Educação), unidos por um mesmo objectivo: promover e aproximar as pessoas da leitura e do livro.


Este ano a 5ª edição da Semana da Leitura teve como mote a relação Leitura - Energia -Floresta, conjugando-se assim com a comemoração do Ano Internacional das Florestas. A esse propósito, o Presidente do Município referiu que “este mote da Semana da Leitura não podia estar mais associado à realidade do concelho de Mortágua”, lembrando a vasta área florestal do concelho e que da floresta de Mortágua sai grande quantidade de madeira destinada à industria da pasta de papel, matéria-prima de que são feitos os livros.
Além disso, em Mortágua estão instaladas várias infraestruturas ligadas à produção de energias renováveis, como a Barragem da Aguieira, a Central Termoeléctrica, a Pellets Power, o Parque Eólico do Alto do Monção.


Um facto que foi também destacado pelo Comissário do Plano Nacional da Leitura: “Foi um mote pensado para todo o País, mas há concelhos, como o de Mortágua, onde a floresta representa uma grande percentagem do território, o que lhe dá uma responsabilidade maior em cuidar e preservar essa riqueza”.
Quanto ao espectáculo a que pôde assistir, referiu: “este espectáculo foi concebido com muita generosidade, entrega e dedicação, é um trabalho inteiramente de dádiva. A recompensa que as pessoas têm é a sua consciência que estão a contribuir para melhorar o seu semelhante e a si próprios”.
O Comissário do PNL referiu-se ainda à visita que efectuou, durante a tarde, aos espaços da Biblioteca Municipal, Bibliotecas Escolares (EB 2/3 e Secundária) e ao Centro Educativo, dizendo: “Fiquei com muita boa impressão”.

A Semana da Leitura decorreu entre 21 e 26 de Março. Do programa destacou-se a Feira do Livro, que esteve patente ao longo de toda a Semana da Leitura, num horário alargado, das 10h00 às 22h00, por forma a que o maior número de pessoas pudessem visitar aquele espaço. Ao adquirir algum dos títulos disponíveis, os visitantes tinham um desconto de 20%. Pelo espaço da Feira passaram ainda centenas de alunos, dos vários ciclos de ensino.


Uma sessão com a Contadora de Histórias, Patrícia Dias, uma conversa com o escritor João Manuel Ribeiro, o lançamento do livro “Lágrimas da Alma”, da autoria do jovem mortaguense Cláudio Cordeiro, e sessões diárias de contos para as crianças do Pré-Escolar, foram outras actividades dinamizadas no âmbito da Semana da Leitura.

No Jardim Municipal estiveram expostas Letras gigantes, fabricadas com materiais reciclados. Os trabalhos foram realizados pelas crianças do Pré-Escolar e 1ºCiclo, no âmbito do projecto de itinerância da leitura da Biblioteca Municipal-Baú de Histórias. Mais uma referência ao Ambiente, representando os três R da reciclagem: reduzir, reciclar, reutilizar.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Abertura oficial da “Mortágua Viva”2022-08-10
João Matias bisa e dá segunda vitória àTavfer-Mortágua-Ovos Matinados na Volta a Portugal2022-08-08
“Mortágua Viva”: dias de festa que marcam o ritmo do concelho2022-08-04
Velo Clube do Centro participa pela quarta vez na Volta a Portugal. Prova decorre de 4 a 15 de agosto.2022-08-04
Festa de Encerramento das Férias Ativas`20222022-08-01
Município de Mortágua aderiu a programa que capacita trabalhadores do setor do turismo2022-06-17
Município entregou jogo didático sobre as “Invasões Francesas” a alunos do Agrupamento de Escolas 2022-06-03
Assinado protocolo de adesão da Marmeleira à Rede “Aldeias de Portugal”2022-05-31
Apresentação Oficial do Rali de Mortágua. “Mortágua Arena” promete ser a grande atração da edição deste ano. 2022-04-22
Município promoveu Turismo Inclusivo na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL) 2022-03-23


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade