 Os alunos do 5º e 6ºano do Agrupamento de Escolas de Mortágua assistiram a diversas actividades inseridas na comemoração do Dia Mundial da Floresta e da Árvore, promovidas pelo Grupo Disciplinar de Ciências da Natureza ( 2ºCiclo).
No Auditório do Agrupamento, os alunos assistiram a duas intervenções, a cargo do Gabinete Técnico Florestal do Município de Mortágua e do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu (CDOS).
A intervenção do Eng. Luís Filipe, do GTF do Município, dividiu-se em duas partes. Numa primeira parte elucidou os jovens para as múltiplas funções da Floresta, a nível ambiental, económico, social, lúdico, e como ela é determinante para a nossa qualidade de vida. E deu-lhes como exemplo o concelho de Mortágua, para mostrar como a Floresta é um bem comum que cabe a todos proteger.
Mas se a Floresta é uma valiosa riqueza, está também sujeita a riscos, alertou. Por isso mesmo, numa segunda parte, chamou a atenção para a prevenção dos riscos de incêndios florestais. Com recurso a uma “banda desenhada”, os jovens foram sensibilizados para os cuidados que se devem tomar quando se trabalha, circula ou brinca no interior da floresta ou na sua zona envolvente.
Alexandre Borges, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu, referiu-se à organização do Sistema Nacional de Protecção Civil, aos diversos tipos de riscos que estão na área de actuação da Protecção civil, tendo salientado, para surpresa dos jovens sentados na plateia, que eles também fazem parte da Protecção Civil.
No exterior estava exposto diverso equipamento e material usado pelo Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) e Serviço de Protecção da Natureza (SEPNA), ambos da GNR. Estiveram também presentes viaturas e equipas dos Bombeiros Voluntários de Mortágua e da Associação de Produtores Florestais de Mortágua.
Os alunos puderam, deste modo, conhecer de perto um conjunto de meios que integram o dispositivo da Protecção Civil, utilizados na prevenção, primeira intervenção e combate a incêndios, e nas operações de resgate e salvamento de pessoas.
|