Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Alunos sensibilizados para a Prevenção e Defesa da Floresta

2011-03-22
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Os alunos do 5º e 6ºano do Agrupamento de Escolas de Mortágua assistiram a diversas actividades inseridas na comemoração do Dia Mundial da Floresta e da Árvore, promovidas pelo Grupo Disciplinar de Ciências da Natureza ( 2ºCiclo).

No Auditório do Agrupamento, os alunos assistiram a duas intervenções, a cargo do Gabinete Técnico Florestal do Município de Mortágua e do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu (CDOS).

A intervenção do Eng. Luís Filipe, do GTF do Município, dividiu-se em duas partes. Numa primeira parte elucidou os jovens para as múltiplas funções da Floresta, a nível ambiental, económico, social, lúdico, e como ela é determinante para a nossa qualidade de vida. E deu-lhes como exemplo o concelho de Mortágua, para mostrar como a Floresta é um bem comum que cabe a todos proteger.

Mas se a Floresta é uma valiosa riqueza, está também sujeita a riscos, alertou. Por isso mesmo, numa segunda parte, chamou a atenção para a prevenção dos riscos de incêndios florestais. Com recurso a uma “banda desenhada”, os jovens foram sensibilizados para os cuidados que se devem tomar quando se trabalha, circula ou brinca no interior da floresta ou na sua zona envolvente.


Alexandre Borges, do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu, referiu-se à organização do Sistema Nacional de Protecção Civil, aos diversos tipos de riscos que estão na área de actuação da Protecção civil, tendo salientado, para surpresa dos jovens sentados na plateia, que eles também fazem parte da Protecção Civil.

No exterior estava exposto diverso equipamento e material usado pelo Grupo de Intervenção Protecção e Socorro (GIPS) e Serviço de Protecção da Natureza (SEPNA), ambos da GNR. Estiveram também presentes viaturas e equipas dos Bombeiros Voluntários de Mortágua e da Associação de Produtores Florestais de Mortágua.
Os alunos puderam, deste modo, conhecer de perto um conjunto de meios que integram o dispositivo da Protecção Civil, utilizados na prevenção, primeira intervenção e combate a incêndios, e nas operações de resgate e salvamento de pessoas.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade