Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Semana da Leitura” sob o signo da Floresta e do Ambiente

2011-03-17
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

De 21 a 26 de Março

O Município e o Agrupamento de Escolas de Mortágua associaram-se à iniciativa do Plano Nacional da Leitura e promovem um conjunto de actividades no âmbito da Semana da Leitura. As actividades, diversificadas, pretendem promover a leitura junto das crianças e jovens e da população em geral, numa celebração festiva da leitura e do livro.

A Semana da Leitura em Mortágua decorrerá entre 21 e 26 de Março e as actividades terão o seu centro nevrálgico no Centro de Animação Cultural .

Do programa destaca-se a Feira do Livro, que decorrerá ao longo de toda a Semana da Leitura, funcionando num horário alargado, das 10h00 às 22h00, por forma a que todos possam visitar aquele espaço.

Os visitantes terão à sua disposição cerca de 1500 livros, dos mais variados géneros literários, e vão poder beneficiar de um desconto de 20% na sua aquisição. Uma sessão com a Contadora de Histórias, Patrícia Dias, uma conversa com o escritor João Manuel Ribeiro, o lançamento do livro “Lágrimas da Alma”, da autoria do jovem mortaguense Cláudio Cordeiro, e sessões diárias de contos para as crianças do Pré-Escolar e 1ºCiclo, são outras actividades programadas no âmbito da Semana da Leitura.

Este ano a 5ª edição da Semana da Leitura tem como mote a relação Leitura - Energia -Floresta, conjugando-se assim com a comemoração do Ano Internacional das Florestas e a preocupação crescente das nossas sociedades com o ambiente e a sustentabilidade, o que nos remete para questões muito diversas como a biodversidade, a biomassa ou as energias renováveis. Um mote que não podia estar mais associado a Mortágua, um concelho densamente florestal, 85% do território é ocupado pela floresta. E um concelho onde se produzem várias fontes de energias renováveis, desde a energia hidroeléctrica (Barragem da Aguieira), a energia com base no aproveitamento da biomassa florestal (Central Termoeléctrica), até à energia do vento (Parque Eólico do Alto do Monção).

Esta relação entre a Leitura, a Energia e a Floresta vai materializar-se em vários momentos, em especial no Sarau Cultural, que terá lugar na sexta-feira à noite, sob o mote “Mais Letras...por um Mundo mais Verde”.

Alguns espaços públicos vão estar decorados com placas (tipo sinais de trânsito), contendo citações e mensagens que sublinham a importância da leitura e do livro como fontes de conhecimento, lazer e desenvolvimento pessoal. Há também ruas que ganham, temporariamente, outros nomes, como a Casa do Conhecimento, a Rua da Leitura, o Beco das Letras. Letras gigantes, fabricadas com materiais reciclados e elaboradas pelas crianças do Pré-Escolar e 1ºCiclo, vão estar também distribuídas pela Praça do Município.

E de referir que, além destas actividades centradas no Centro de Animação Cultural, também as escolas do Agrupamento vão desenvolver iniciativas de promoção da leitura, dinamizadas pelos vários grupos disciplinares.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade