Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Dois dias de intensa actividade no Agrupamento de Escolas de Mortágua

2011-03-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Educação para a Sexualidade e outras actividades envolveram todas as Turmas e Departamentos

Durante dois dias, 10 e 11 de Março, o Agrupamento de Escolas de Mortágua viveu uma intensa actividade, envolvendo todas as turmas do 5º ao 12º ano e todos os Departamentos e Grupos Disciplinares. Este ano o Conselho Pedagógico decidiu concentrar as actividades no âmbito da Educação para a Sexualidade e outras actividades previstas no Plano Anual de Actividades do Agrupamento, nestes dois dias. As actividades repartem-se pelos espaços da Escola Secundária e Escola Básica 2.3, que a partir deste ano lectivo passaram a integrar o Agrupamento de Escolas de Mortagua (Agrupamento único).

“Tendo em conta que nesta semana da interrupção do Carnaval já só teríamos dois dias de actividade lectiva, com um dia dedicado à sexualidade saudável para concretização dos projectos da Educação para a Sexualidade de cada uma das turmas e tínhamos um conjunto de actividades no Plano Anual de Actividades previstos para o 2º período que implicavam paragem das aulas, decidimos canalizar essas actividades para estes dois dias. São actividades muito diversificadas e que vão ao encontro do desenvolvimento de várias competências, entre elas a educação para a cidadania”, explicou-nos a Prof. Carla Assis, Coordenadora de Projectos de Desenvolvimento Educativo do Agrupamento de Escolas de Mortágua.
As actividades do dia 10, quinta-feira, foram maioritariamente dedicadas à Educação para a Sexualidade, à vivência de uma sexualidade saudável e responsável. Entre as actividades destacou-se uma palestra sobre comportamentos de risco e vírus HIV, com a presença de Sérgio Luís, técnico da Associação Abraço. Dirigindo-se a alunos do 9ºano e Ensino Secundário, aquele responsável sensibilizou para as práticas de risco e alertou que o HIV é um problema que diz respeito a todos, a cada um de nós, e não apenas aos outros.
Realizou-se também o “Peddy-Paper dos Afectos”, dinamizado pelas turmas do 7º ano.
No Polivalente da Escola Secundária decorreram os Jogos da Matemática. O Departamento de Ciências Humanas e Sociais promoveu o “Baú dos Descobrimentos”, uma viagem e uma aula ao vivo pelo roteiro das Descobertas Portuguesas, das Ilhas Atlânticas, África, Oriente, ao Brasil, mostrando os produtos, os sabores, os cheiros, as cores, de cada uma dessas grandes regiões do Mundo. Na cantina do Agrupamento foram preparadas e servidas ementas a condizer, como arroz xau-xau (Oriente), feijoada brasileira (Brasil), peixe-espada frito (Ilhas Atlânticas) e muamba de galinha (África).

No Auditório da E.B2.3, o repórter de imagem da RTP, Paulo Oliveira, falou e mostrou imagens da sua experiência em cenários de guerra, em vários pontos do Mundo, nomeadamente nos colonatos da Faixa de Gaza, Iraque, Afeganistão e Geórgia.

No dia de hoje, sexta-feira, as actividades constaram de Laboratórios Abertos de Ciências, aulas abertas dos cursos profissionais, de fotografia digital, de análise laboratorial, de práticas oficinais e desenho técnico, palestras, filmes.
Também hoje, os alunos do 12ºE do Curso Profissional de Técnico de Apoio Psicossocial, deslocam-se até Lisboa, onde vão acompanhar uma equipa da Comunidade Vida e Paz na distribuição nocturna de alimentos aos sem-abrigo. Trata-se do Projecto “Valor do Silêncio”, sendo o segundo ano em que a escola participa. Os jovens de Mortágua recolheram alimentos, roupas e cobertores que vão levar consigo. Para estes jovens será viver uma experiência única e certamente gratificante.

Em suma, dois dias bem diferentes, com intensa actividade, em que os alunos estiveram constantemente ocupados.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade