
Sob o lema da multiculturalidade
Saiu hoje à rua o tradicional Carnaval Escolar, num cortejo que incorporou cerca de 450 crianças dos Jardins de Infância e Escolas do 1ºCiclo do Agrupamento de Escolas de Mortágua. Este ano o tema do Carnaval era a multiculturalidade, por isso as crianças vestiram fatos e encarnaram personagens que representavam as várias culturas do Mundo, africana, chinesa, árabe, índia, europeia, constituindo uma manifestação da grande variedade étnico-cultural existente no Mundo e como as diferentes culturas podem e devem conviver, num intercâmbio e enriquecimento mútuo.
Ao longo do cortejo as crianças manifestaram toda a sua alegria e irreverência que é própria da sua idade e desta tradição em especial, que está associada normalmente à liberdade, criatividade, fantasia, folia.
Pela primeira vez, os jovens do Curso de Técnico de Apoio Psicossocial, da Escola Secundária, abriram o cortejo, trazendo mais animação. “Agora fazemos parte do Agrupamento de Escolas de Mortágua, que passou a ser único, e portanto fazia todo o sentido que também estivéssemos aqui a participar. Por outro lado, o Curso tem esta vertente ligada à animação, seja para crianças ou idosos, a Animação Sócio-Cultural é mesmo uma das disciplinas curriculares”, explicou a Profª. Helena Sá, responsável por esta área.
O cortejo teve concentração na Praça do Município, percorrendo depois a Avenida Assis e Santos, Rua Padre Moderno, Rua Dr. João Lopes de Morais, terminando novamente na Praça do Município, em grande clima de apoteose e festa.
Os Professores e as Educadoras integraram o cortejo, transmitindo assim segurança e confiança às crianças, sobretudo às do Pré-Escolar, uma vez que as do 1ºCiclo já estão mais habituadas a estes ambientes de maior agitação e vivem estes momentos sempre com grande descontracção e até alguma ansiedade.
Como é habitual, os Pais e Avós marcaram presença ao longo do desfile e aproveitaram para tirar muitas fotografias, para mais tarde recordar. A música carnavalesca, a alegria e irreverência das crianças, despertaram também a atenção da população em geral que veio para a rua ou para a janela ver o cortejo passar. Ninguém ficou indiferente à alegria, ao encanto e ao entusiasmo das crianças, que se divertiram e ao mesmo tempo divertiram quem assistiu.
O Município assegurou o transporte das crianças até à sede do concelho e a sonorização do cortejo, enquanto a GNR colaborou no controle do trânsito, para que tudo corresse na maior normalidade, como efectivamente aconteceu.
|