Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



“Semana das Profissões” em Mortágua

2011-03-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Alunos ouviram testemunhos de diferentes profissionais

Cerca de centena e meia de alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua ouviram vários profissionais falarem da sua profissão. Aconteceu no passado dia 1, sendo a plateia constituída por jovens do 8º, 9º e 12º ano. Os Painéis de Profissionais é uma das actividades da “Semana das Profissões”, que está a decorrer ao longo desta semana, uma iniciativa inserida no Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, promovido pelo Município.

Durante um dia diferentes profissionais deram a conhecer a sua profissão, as suas características humanas e técnicas, as condições de acesso à carreira, os estabelecimentos de ensino onde obtiveram a sua formação, as saídas profissionais associadas, possibilitando aos alunos uma imagem global da profissão que exercem.


Os profissionais focaram também os aspectos subjectivos da sua profissão, as razões que os levaram a escolher aquela profissão em concreto, a forma como a vivem diariamente, a motivação, o gosto que sentem no seu desempenho, a sua realização pessoal.

Na parte da manhã os profissionais foram um Biotecnólogo, um Restaurador e Conservador de Obras de Arte, um Técnico de Restauração e Catering, uma Joalheira e um Biólogo Investigador. À tarde foi a vez de uma Audiologista, uma Terapeuta Ocupacional, uma Terapeuta da Fala, um Gestor Fiscal, um Piloto de Aviação e uma Assistente de Bordo.
No final das apresentações seguiu-se um período de debate, no qual os alunos puderam colocar questões aos profissionais.

Nas suas apresentações, os diferentes profissionais alertaram para a nova realidade do mercado de trabalho, cada vez mais global e competitivo, o que exige das pessoas capacidade de adaptação às circunstâncias, e para a importância da formação contínua ao longo da vida.


“É na escola que se começa a preparar o futuro, é isso que pretendemos transmitir aos jovens. Estes jovens ouviram aqui pessoas a dizer que se sentem realizadas e felizes nas suas profissões, que tiveram sucesso, mas sobretudo ouviram dizer que esse sucesso pessoal e profissional se ficou a dever a estudo, dedicação, trabalho, espírito de sacrifício. Esta mensagem dada na primeira pessoa, considero que é da maior relevância, para motivar os nossos jovens e mostrar-lhes que é assim que se realizam os sonhos. Queremos que eles sejam cidadãos activos na nossa comunidade, no nosso País, dizer-lhes que está nas suas mãos construir um mundo melhor, e que é a partir da escola que têm de “agarrar a vida”, como diz o próprio nome do projecto”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes.

Por outro lado, adianta, este tipo de iniciativas ajuda-os a tomar conhecimento de profissões e saídas profissionais que muitas vezes desconhecem: “Hoje há uma grande diversidade e polivalência nas profissões. Também foi importante o que aqui foi dito por alguns profissionais, que afirmaram que a profissão que agora têm não era a sua primeira opção ou nem sequer estava nos seus planos. Mas entraram, aprenderam a gostar e hoje não se imaginam a fazer outra coisa. Todos estes testemunhos são extremamente importantes para os jovens, porque abre-lhes horizontes”.

Provavelmente, se este tipo de iniciativas fossem realizadas em todas as escolas, evitar-se-iam muitos casos de abandono e insucesso escolar. Nós há vários anos que não temos qualquer caso de abandono escolar em Mortágua, e isso é muito gratificante e motivador para continuarmos a desenvolver este tipo de projectos de apoio aos alunos”.

A Semana das Profissões, que está a realizar-se pelo quinto ano consecutivo, tem como finalidade informar e esclarecer os jovens sobre as diferentes profissões e saídas profissionais, apoiá-los no processo de tomada de decisão sobre o seu futuro profissional, ao mesmo tempo incentivar os jovens a investir no estudo e na formação, mostrando-lhes que é na escola que se começa a desenhar o seu futuro.

Além dos Painéis de Profissionais, o programa da Semana das Profissões incluiu mesas redondas de divulgação dos Cursos Científico-Humanísticos e Cursos Profissionais, uma sessão de divulgação da oferta formativa do Instituto de Emprego e Formação Profissional e uma visita de conhecimento à Central Termoeléctrica de Mortágua. Termina na próxima sexta-feira com a Feirinha das Profissões.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade