Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município investe na prevenção durante todo o ano

2011-03-01
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Conservação e beneficiação de infraestruturas florestais

Em Mortágua a Floresta foi assumida como um sector estratégico da economia local, uma efectiva prioridade. Defender, preservar e valorizar a floresta é uma preocupação constante, o que se traduz num investimento contínuo, ano após ano, ao nível da criação, manutenção e beneficiação das infraestruturas florestais.

Prevenção é a palavra de ordem num concelho com uma das maiores áreas florestais da Região e do País, em que a floresta representa um grande peso na economia do concelho e no rendimento familiar das populações. E a prevenção faz-se durante todo o ano, rasgando e alargando caminhos florestais, construindo pontos de água, nos meses de Inverno, ou apostando na vigilância florestal, nos meses de Verão.

Mantendo essa preocupação, o Município de Mortágua executou recentemente intervenções de abertura, alargamento conservação e limpeza de caminhos florestais em vários pontos do concelho, sendo de destacar as seguintes: Trezoi/Meligioso/limite do Concelho - 25km; envolventes da povoação de Cerdeirinha e toda a serra da Cerdeirnha à Moura, vertente do lado do Buçaço - 20km; encosta de Cerdeira, desde as proximidades da Moura até ao limite da freguesia de Cercosa - 10km e alargamento do caminho de acesso de Cerdeirinha ao ponto de água no limite do concelho de Penacova.

Foram também executados trabalhos de manutenção da rede principal de caminhos florestais na zona envolvente do Chão Miúdo - 20km; Ponte do Criz - Riomilhiero (envolvente à Aguieira) - 9km e entre Vila Nova e a serra de Vale de Paredes - 2 km. Foram ainda intervencionados caminhos florestais secundários, no âmbito de Protocolos celebrados com as Juntas de Freguesia, nas áreas da Felgueira, Marmeleira, Pala e Sobral.

Para além destas intervenções é de destacar a construção de uma pista operacional para actuação de meios aéreos e apoio aos Bombeiros, que foi criada na zona de Calvos, freguesia do Sobral.

Actualmente está em execução uma intervenção na rede de caminhos localizados entre Ortigosa e Linhar de Pala, numa zona de elevado risco de incêndio.

“O Município concebeu e pôs em prática um programa municipal de defesa e valorização da floresta, que tem já 20 anos. Se não o tivéssemos feito nessa altura e mantendo-o ao longo dos anos, provavelmente não teríamos a mancha floresta que temos hoje. Nunca nos arrependemos de o ter feito, tivemos sempre a plena consciência que era necessário defender e preservar o património florestal, tornando-o duradouro, atractivo, mais produtivo, envolvendo os proprietários neste esforço colectivo em torno da preservação da mancha florestal do concelho. E assumimos a valorização e preservação da floresta, no programa de investimentos, da mesma forma que assumimos a realização de todas as infraestruturas básicas que estavam por fazer. Os resultados demonstram que tomámos a opção correcta”, explica o Presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, que refere ainda o papel desempenhado pelos proprietários florestais e pelas Juntas de Freguesia: “o envolvimento e a participação dos proprietários foi fundamental na concretização dos objectivos, porque sentiram o investimento na valorização da floresta e a consequente garantia de retorno. E as Juntas de Freguesia têm tido uma acção da maior importância na sensibilização das populações, servindo de ligação entre estas e a Câmara Municipal, conseguindo garantir a aceitação e confiança das populações no projecto e objectivos traçados”.

No ano em que se comemora o Ano Internacional das Florestas, Afonso Abrantes sublinha que “a preservação e valorização da floresta é um projecto de toda a população e queremos que assim continue e seja reconhecido por todos, não só agora que se comemora o Ano Internacional da Floresta, mas todos os dias e anos”.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade