Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



10ª Prova de Resistência TT do Chão Miúdo

2011-01-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A localidade do Chão Miúdo foi palco da 10ª Prova de Resistência TT para Motos e Moto 4, realizada no passado dia 9 e organizada como habitualmente pelo Centro Social Recreativo e Cultural do Chão Miúdo.

As condições atmosféricas voltaram a não ser favoráveis, o que já parece um talismã desta prova. No ano anterior tinha sido a neve, desta vez foi a chuva que caiu durante toda a semana e tornou o piso lamacento e pesado nalguns pontos do traçado, principalmente na zona da partida. Na sua maior parte o traçado encontrava-se em estado razoável, não criando especiais dificuldades aos pilotos, que rolaram sempre num bom ritmo.
O traçado era similar aos anos anteriores, combinando zonas rápidas com zonas mais técnicas, como as zonas de saltos, woopies (espécie de bossas), single tracks, que dão sempre aquela adrenalina, para gáudio dos espectadores.

Este ano houve menos participantes que na edição anterior, 61 no total das duas provas, e também menos público, diga-se. Tudo indica que o factor tempo terá influenciado a vinda de alguns pilotos, incluindo nomes consagrados do campeonato nacional que marcaram presença na edição transacta. Isso explica que dos 80 pré-inscritos, apenas tenham participado os 61 já referidos.

Em relação ao público uma das explicações mais plausíveis é esta: no mesmo dia realizou-se o derby local Mortágua - Vale de Açores, que registou uma das maiores enchentes dos últimos anos, sendo precisamente à tarde que aflui mais público à prova de todo-o-terreno. Falando da prova, os primeiros a partir, pelas 11 horas, foram os pilotos das Motos 4, com 14 pilotos alinhados à partida. Paulo Bernardes (Tondela) venceu pelo terceiro ano consecutivo esta prova, cumprindo 10 voltas ao percurso com o tempo de 1h36:02.60, seguido de Leandro Ferreira, com mais 1m:21s.84 e Rafael Acurcio, com mais 5m.05.25. Paulo Bernardes foi também o piloto com a volta mais rápida, registando 8m:49s.54.

Na parte da tarde foi a vez de entrarem em acção os pilotos das Motos, com 47 participantes. Aqui o nível competitivo foi mais elevado e a vitória discutiu-se até à última volta. José Vieira foi o vencedor nesta prova, perfazendo 9 voltas ao percurso em 1h.59m.16s., seguido de Carlos Alberto com 2h01m.23s. e Daniel Ferreira com 2h02m.24s. Este último piloto foi quem obteve a volta mais rápida com 11m.49s.71
Entre os pilotos mortaguenses o melhor posicionado foi Luís Brás (23º), seguido de Márcio Pereira (24º), Rui Gomes (25º), Tiago Rodrigues (39º), Paulo Duarte (40º) e Filipe Borges (47º).

É de destacar a inovação introduzida nesta prova pela Organização, que investiu num sistema de chip, denominado “transponder”, que era colocado nas motos, permitindo uma leitura rápida e eficaz dos tempos de contagem, dando também mais garantias aos pilotos.

Finalizada a prova, os pilotos rumaram às instalações do Centro Cultural, primeiro para um banho quente, depois para o jantar, o qual serviu de pretexto para a entrega dos troféus, que contemplaram os três primeiros classificados de cada prova. O Vereador Eng. Júlio Norte marcou presença em representação da Câmara Municipal, entidade que mais uma vez apoiou o evento.

Resta felicitar o Centro Cultural do Chão Miúdo por mais uma brilhante organização, conseguindo manter aquela que é a prova desportiva motorizada que há mais anos se realiza no concelho, apesar de todas as dificuldades inerentes a uma localidade pequena, mas que têm sido ultrapassadas com voluntarismo, dedicação e coragem, desafiando os próprios limites. E quando assim acontece, nada é impossível!





Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade