Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



XXIV Encontro de Cantadores de Janeiras

2011-01-11
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Decorreu no passado dia 8, no Centro de Animação Cultural, o XXIV Encontro de Cantadores de Janeiras, promovido pelo TEM -Teatro Experimental de Mortágua.
Este ano o encontro teve um formato diferente de edições anteriores, com a apresentação do Espectáculo Musical “Numa Noite de Natal”. Um espectáculo musical resultante da criação artística da Associação Etnográfica “Os Serranos” e da “Orquestra Típica de Águeda", em que os elementos dos dois grupos se combinam e se complementam.

O espectáculo pode ser dividido em quatro partes. A primeira parte foi uma viagem pelas cantigas tradicionais da zona serrana, a segunda por temas natalícios e dos Reis provenientes da zona ribeirinha, a terceira por temas tradicionais de várias regiões do País, como Estremadura, Beiras, Alentejo e ainda Arquipélago da Madeira. A quarta parte consistiu na representação de um auto denominado “Natal Cigano”, recolhido dos velhos “entremezes” beirões do século XIX, era assim que o povo chamava antigamente.

Em palco estiveram cerca de 85 elementos, entre executantes, coralistas e actores, o mais novo dos quais com menos de um ano, que representou a figura do Menino Jesus. O acompanhamento musical dos temas pela Orquestra Típica, as excelentes vozes do coro e o ambiente cénico, contribuíram para um espectáculo rico e envolvente, do principio ao fim.

Para as cerca de 120 pessoas presentes na plateia constituiu uma agradável surpresa!. Ninguém estaria à espera, ao abrir do pano, de um espectáculo de cantar as Janeiras assim tão empolgante. No final o público levantou-se para uma merecida ovação ao elenco, agradecendo um serão muito agradável. O evento contou com o apoio do Município de Mortágua.

Este e outros encontros ajudam a manter viva uma tradição da cultura popular que na sua essência transmite uma mensagem de amizade, fraternidade, harmonia, alegria, sentimentos tão fugidios na sociedade moderna, em que as pessoas parecem não ter tempo para viver o tempo, pelo menos com a calma e equilíbrio que ele reclama.

No concelho de Mortágua, felizmente, mantém-se ainda o costume de cantar as Janeiras porta-a-porta, saudando as pessoas e desejando um Bom Ano, sobretudo através das Associações Locais e Escolas do Ensino Básico, contribuindo para a preservação desta bonita e ancestral tradição.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade