Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



ETAR do Freixo já entrou em funcionamento

2011-01-06
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Entrou em funcionamento o novo sistema de tratamento de Águas Residuais Domésticas que serve a localidade do Freixo. A nova ETAR, que orçou em 115 mil euros, é constituída por uma “estação” compacta de lamas activadas, complementada por uma lagoa de macrófitas, garantindo um tratamento mais adequado e sobretudo mais eficaz dos efluentes.

Com esta intervenção, o sistema de drenagem e tratamento fica dimensionado para dar resposta à situação populacional actual e previsível a longo prazo, da povoação.

Em consequência da mesma, procedeu-se ainda à desactivação dos antigos sistemas de tratamento, que já estavam obsoletos, quer em termos de capacidade quer em termos de eficácia e eficiência ambiental.

A construção da ETAR integrou a empreitada de ampliação e remodelação da rede de drenagem, que contemplou as novas zonas de crescimento urbano da povoação. A povoação do Freixo foi dos aglomerados do concelho com maior crescimento populacional nos últimos anos.

Cobertura com Rede de Saneamento Básico já ronda os 80%

O Município tem investido fortemente na infraestruturação do concelho com rede de saneamento básico, tendo como preocupação a qualidade de vida dos munícipes e a preservação e qualificação ambiental do território.
Como corolário desse esforço, realizado na sua maior parte por administração directa, o índice de cobertura com redes de drenagem e sistemas de tratamento já ronda actualmente os 80%, valor que está acima da média nacional.

Naturalmente que esse investimento, por ser avultado, tem vindo a ser realizado de forma planeada e faseada, privilegiando os aglomerados urbanos mais populosos. Actualmente esse investimento já está a ser feito nos chamados pequenos aglomerados.

Paralelamente ao investimento na extensão das redes de drenagem (ex: Carrapata, Cruz de Vila Nova, Marmeleira, Ribeira, Sobrosa, Freixo, entre outras), o Município tem vindo a investir na remodelação/requalificação dos sistemas de tratamento. É disso exemplo a remodelação da ETAR de Vila Nova e consequente desactivação da antiga ETAR de Vila Gosendo; remodelação das ETAR´s de Almaça e Almacinha; construção da nova ETAR da Felgueira; a desactivação da antiga ETAR do Barril, com encaminhamento dos efluentes para a ETAR de Mortágua.

E o nível de cobertura com redes e sistemas de tratamento vai continuar a crescer, aproximando-se cada vez mais das metas nacionais propostas no QREN (Quadro de Referência Estratégica Nacional), nesta matéria, que é uma taxa de cobertura nacional entre os 85% e 90% até 2013.

A área do Saneamento Básico e Salubridade representa a segunda área com mais peso nas Opções do Plano do Município para 2011, inscrevendo um financiamento já definido de 800 mil euros para a extensão/remodelação de redes de drenagem e para a construção/remodelação de sistemas de tratamento.
Entre os novos sistemas de tratamento a criar, pode-se mencionar a ETAR de Espinho, que irá servir várias povoações da freguesia de Espinho (Sobrosa, Anceiro, Quilho, Vale de Mouro), além da própria sede de freguesia.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade