Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Amadeu Gouveia ofereceu nova ambulância aos Bombeiros

2010-12-21
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Foi a segunda ambulância oferecida no espaço de 14 meses


Não é um gesto vulgar, é quase inédito. No espaço de 14 meses, Amadeu Gouveia, natural de Vale de Mouro, ofereceu duas ambulâncias novas, equipadas com o mais moderno equipamento de suporte básico de vida, aos Bombeiros de Mortágua, num investimento total de perto de 100 mil euros.

A segunda viatura foi entregue no passado dia 19, no Quartel dos Bombeiros, na presença de dezenas de populares, Corpo Activo, Direcção e Órgãos Sociais dos Bombeiros, Entidades Oficiais, entre as quais se encontrava o Presidente do Município. Coube ao Pároco local, Pª. António Correia, proceder à benção da nova viatura, a que se seguiu o tradicional baptismo da praxe.

O Presidente da Direcção dos Bombeiros, Gualter Mendes, agradeceu, em nome da Corporação, o altruísmo, benemerência e solidariedade do Sr Amadeu; afirmando que “nos momentos que correm onde o individualismo e o materialismo imperam, não é fácil encontrar um ser humano provido das qualidades ímpares que a sua personalidade impõe e as suas acções revelam”.
E utilizou um pensamento do Padre António Vieira: “As acções de cada um são a sua essência e o Sol pode fazer dias longos; Dias grandes só o fazem e podem fazer as acções”.

A gratidão dos Bombeiros de Mortágua ao Sr.Amadeu Gouveia, está perpetuada não só no dístico com o seu nome ostentado em cada ambulância, mas também na homenagem que os Bombeiros lhe prestaram com o descerramento de uma placa com o seu nome no edifício do Quartel.
Gualter Mendes agradeceu ainda a dedicada e prestimosa colaboração do Eng. Manuel Gouveia, sobrinho do homenageado, ali presente, que o tem acompanhado e apoiado nestas iniciativas solidárias.

Segundo dos confidenciou Gualter Mendes, a noticia de que iriam receber uma segunda ambulância oferecida pelo Sr Amadeu, foi uma surpresa: “O Sr. Amadeu já tinha oferecido o ano passado uma ambulância que custou 48 mil euros. E eis que para surpresa nossa, este ano, de novo nos contacta a comunicar que gostaria de oferecer uma nova ambulância aos Bombeiros. Recebemos a notícia há cerca de mês e meio, e foi necessário acelerar as coisas, porque o Sr. Amadeu fazia questão que fosse a nossa prenda de Natal”, contou.
E adianta: “Perguntámos-lhe que tipo de ambulância pretendia oferecer, ao que nos disse: “Os Srs. é que sabem, digam-me quanto custa que eu pago a nova ambulância”. “Foi uma surpresa muito agradável, não há palavras que descrevam esta atitude”.


A nova ambulância custou 42 mil euros e servirá para o serviço de emergência e para o transporte de doentes, estando adaptada para essas duas funções.

O Presidente da Câmara também enalteceu o “acto nobre” do Sr. Amadeu Gouveia. “Não há palavras que traduzam aquilo que todos nós estamos a sentir perante este gesto do Sr. Amadeu e perante o espírito solidário para com todos os mortaguenses e todas as pessoas em geral”.
Um gesto que deve ser tomado como exemplo, disse: “E o exemplo é interiorizarmos em cada um de nós de que se não podemos dar uma ambulância ou duas, como no caso, podemos dar um gesto, um aceno de simpatia aos que estão ao nosso lado e precisam do nosso apoio”.
E destacou o facto de ser um gesto vindo de uma pessoa simples, feito com aquilo que conseguiu angariar a longo de uma vida de muito trabalho. “Poderia ter usado doutra forma, mas quis ajudar as pessoas que estão ao seu redor, o seu semelhante, o que tem ainda mais valor. Acho que é uma linda mensagem de Natal aquela a que estamos aqui hoje a assistir”.
O Presidente da Câmara dirigiu também palavras ao Eng. Manuel Gouveia, enaltecendo a forma nobre como tem ajudado a cumprir a vontade do seu familiar, não olhando ao seu interesse próprio, mas fazendo-o de uma forma perfeitamente desprendida. “É também uma lição de moral”, sublinhou.


Lembramos que esta é já a terceira viatura oferecida pelo Sr Amadeu a instituições sociais do concelho, que em 2005 fez a oferta de um mini-autocarro à Santa Casa da Misericórdia, avaliado em 68 mil euros. Ou seja no conjunto destas três ofertas, o investimento solidário do Sr. Amadeu já ascende a 158 mil euros (sem IVA incluído).

Após a entrega da ambulância teve lugar o tradicional Almoço-Convívio de Natal dos Bombeiros, extensivo aos familiares e às Entidades Locais, e com a presença ainda de representantes de Corporações vizinhas.


Sendo o Natal uma época de Solidariedade por excelência, evocar a missão dos bombeiros e o gesto do Sr.Amadeu Gouveia, é evocar o que há de melhor no ser humano.






Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade