Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município distribuiu prendas por 445 crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo

2010-12-20
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

O Município de Mortágua proporcionou a 445 crianças do Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico do Agrupamento de Escolas de Mortágua uma Festa de Natal, que teve lugar no passado dia 17, no Centro de Animação Cultural.

As crianças assistiram a uma história de Natal muito particular, que tinha como protagonistas a Mãe Natal e a ajudante do Super-Cientista, e passada numa ilha gelada do Pólo Norte.
As renas do Pai Natal tinham adoecido e a Mãe Natal precisava de uma solução que a ajudasse a levar as prendas até ao Pai Natal, ainda a tempo de as distribuir no dia 24. Ligou a um Super-Cientista que construiu um super-carro de Natal, só que este tinha um problema, não funcionava em ambientes poluídos. A partir daqui surgem inúmeras ideias (experiências científicas) para saírem daquele local inóspito, recorrendo aos elementos naturais do meio (água, gelo). Nuvens de fumos, bombas de gelo, géiseres, ou a varinha de levitação (usa o poder da energia electrostática para fazer levitar um objecto), entre outras experiências, que deixaram as crianças boquiabertas. Algumas crianças participaram nas experiências, para divertimento dos colegas que se encontravam na plateia.
O espectáculo foi apresentado pelo Projecto “Ciência Divertida”, que pretende despertar nas crianças a curiosidade, o gosto, pela ciência, através da sua interacção e experimentação, para que elas percebam melhor o mundo que as rodeia. Mas sempre de uma forma lúdica, daí a designação “Ciência Divertida”.
E uma história de Natal também pode servir fins lúdico-pedagógicos, como se viu, sensibilizando para a Ciência e o Ambiente.

Mas ainda faltava o grande momento, o mais esperado. Quando as crianças viram irromper o Pai Natal pela escadaria da sala, foi o entusiasmo e delírio colectivo, gritando pelo Pai Natal, que vinha carregado com o seu saco de prendas. Naturalmente que as crianças já antecipavam o que viria a seguir e o frenesim, a impaciência aumentou, porque era enorme a expectativa. Qual será a minha prenda? Um carro? Um jogo?. Todos nós já vivemos essa experiência e sabemos bem a emoção que envolve a oferta de um presente até ao momento de abrir e revelar-se o que está lá dentro. Cada Professora/Eduacdora foi chamada ao palco para levar o saco de prendas da sua escola e proceder à distribuição pelas crianças. E não houve tempo a perder, ali mesmo trataram de abrir as prendas e foi ver as manifestações de felicidade e alegria, com as crianças a mostrarem as prendas umas às outras, partilhando aquele momento tão especial.
A Festa de Natal foi organizada pelo Município, que assegurou o espectáculo, as prendas e o transporte das crianças, e teve a colaboração do Agrupamento de Escolas de Mortágua.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade