Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Município distribuiu Cabaz de Natal por 24 famílias carenciadas

2010-12-15
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Natal é tempo de partilha e solidariedade

À semelhança de anos anteriores, o Município de Mortágua distribuiu um Cabaz de Natal por algumas famílias carenciadas do concelho. Este ano foram contempladas 24 famílias, de acordo com o levantamento efectuado pelos Serviços Sociais da Autarquia, que teve em consideração as condições sócio-económicas dos agregados beneficiários.

O volume do Cabaz, variável em função do número de elementos do agregado familiar, integrou bens de primeira necessidade e outros produtos típicos da quadra natalícia, onde não podia faltar o tradicional bacalhau e Bolo-Rei.

A iniciativa pretende proporcionar a estas famílias uma Consoada e quadra natalícia com um pouco mais de conforto material e bem-estar, sabendo-se o significado que esta quadra representa para a família.

O Cabaz de Natal é atribuído desde 1994, tendo sido uma iniciativa pessoal do Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, que considera tratar-se essencialmente de “um gesto simbólico de solidariedade em atenção ao espírito da quadra, em que os sentimentos de partilha e fraternidade estão mais despertos na nossa consciência”.

No início o número de cabazes distribuídos era muito maior, mas fruto de um trabalho integrado desenvolvido pelo Município, envolvendo também a parceria das Instituições de Solidariedade Social do Concelho, a nível do apoio social, da habitação social, da saúde, foi possível erradicar muitas situações de pobreza extrema, o que se reflectiu também numa acentuada diminuição do número de cabazes de Natal ao longo dos anos. O surgimento de mecanismos de apoio do Estado, designadamente o Rendimento Social de Inserção, também contribuíram para uma melhoria das condições de vida de algumas famílias.

Afonso Abrantes sublinha, no entanto, que o combate à pobreza e à exclusão social nunca está terminado: “é um combate permanente e para o qual todos nós temos de estar atentos, comprometidos e empenhados, desde logo enquanto cidadãos de uma comunidade”.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Rali de Mortágua vai decidir o Campeão Nacional de Ralis.2021-10-26
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade