Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt


Mensagem do
Presidente


 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Serviço de Refeição Escolar passa a ser gratuito para todas as crianças do Pré-Escolar e1ºCiclo

2010-12-10
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua


A partir de 1 de Janeiro, Serviço de Refeição Escolar passa a ser gratuito para todas as crianças do Pré-Escolar e1ºCiclo. A medida abrange 124 crianças do Pré-Escolar e 279 crianças do 1ºCiclo do Ensino Básico.


Esta é uma das medidas que consta do Orçamento da Câmara Municipal para o ano de 2011, representando um investimento superior a 150 mil euros.
“A gestão rigorosa dos recursos financeiros por parte do Município permite-nos tomar esta medida, que sabemos, é muito importante para as famílias”, refere o Presidente da Câmara, Afonso Abrantes, que acrescenta: “proporcionar a todas as crianças uma refeição diária, quente e equilibrada, deve ser encarado como uma prioridade da política municipal no âmbito dos Serviços de Apoio à Família, no actual contexto social”.

Assim, no próximo ano, o serviço de refeição será prestado gratuitamente a todas as crianças, independentemente do escalão económico em que se posicionam os respectivos agregados familiares.

Deve-se referir ainda que, além da refeição principal, uma percentagem das crianças do Pré-Escolar já beneficia do serviço de Lanche da manhã, o mesmo sucedendo à tarde com todas as crianças ( Pré-Escolar e 1º Ciclo) que frequentam o Prolongamento de Horário.
Por outro lado, todas as crianças do Pré-Escolar e do 1ºCiclo estão a usufruir do Regime da Fruta Escolar, com distribuição semanal pelas escolas, promovendo, desta forma, o consumo da fruta como parte da dieta saudável das crianças.

As questões sociais têm sempre merecido uma grande atenção do Município, que desde 2008 tem vindo a alargar e a reforçar o apoio às famílias com filhos em idade escolar, ajudando a minorar os encargos com a educação, e tendo uma preocupação especial com as famílias numerosas ou com menores recursos económicos.
“As políticas a nível municipal devem-se ajustar aos cenários macroeconómicos. Enquanto se mantiver este quadro económico tomaremos as medidas que considerarmos adequadas em cada momento e o Orçamento Municipal do próximo ano salvaguarda os meios necessários para tal”, ressalvando, no entanto, que no concelho de Mortágua não se verificam situações graves como as que se verificam noutras zonas do País. “A nossa taxa de desemprego é relativamente baixa em termos nacionais e regionais e apesar de termos criado o ano passado um fundo de emergência social, até ao momento ainda não foi necessária a sua utilização”.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Iniciada a construção do Parque Canino junto aos passadiços da ribeira da Fraga2021-09-24
Arrancou novo ano letivo com a maioria dos alunos já vacinados2021-09-20
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade