Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Plano de Ordenamento da Aguieira em discussão

2005-01-14
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua
Comissão Mista de Acompanhamento reuniu em Mortágua

Realizou-se em Mortágua, no passado dia 11, a terceira reunião da Comissão Mista de Acompanhamento do Plano de Ordenamento da Albufeira da Aguieira (POAA), que se encontra em fase de elaboração. Nesta reunião, relativa à segunda fase de elaboração daquele Plano, foram apreciadas e discutidas as propostas já apresentadas.
Relativamente ao concelho de Mortágua, estão definidas as seguintes áreas prioritárias de desenvolvimento turístico, prevendo a implantação dos seguintes projectos:
· Falgaroso do Maio - Para esse espaço está prevista a implantação de um Empreendimento Turístico; um Centro Náutico, com um embarcadouro de nível 2 (capacidade máxima para 50 embarcações); uma praia fluvial equipada; a construção de um empreendimento turístico, a integrar preferencialmente no perímetro urbano daquele aglomerado populacional. Propõe-se também uma intervenção integrada de requalificação e expansão urbana do mesmo núcleo populacional. Existe ainda uma proposta (vai ser objecto de estudo) para dotar esta zona de um equipamento turístico (Campo de Golfe com 18 buracos).
· Almacinha - Parque de Campismo com Praia Fluvial
· Valongo – Breda – prevista uma Praia Fluvial
· Vale d`Aguieira – empreendimento turístico em curso que prevê unidades de alojamento turístico, designadamente Estalagem, Aparthotel e área residencial (2ª habitação), para além de uma área de animação e um ancoradouro com capacidade para 400 embarcações);
· Recuperação do caminho marginal entre a Zona do Crafuncho e a Ribeira do Gaivato (Riomilheiro). Pretende-se designadamente o seu aproveitamento para ciclovias, percursos pedonais, equestres e de todo-o-terreno);


Sobre a possibilidade de implantação do Campo de Golfe, refere o presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes “ é um projecto que está em cima da mesa para discussão e nós vamo-nos bater para que esse equipamento fique localizado naquela área. Nós consideramos que dada a localização próxima do Empreendimento Turístico do Vale d`Aguieira, as características e a capacidade de alojamento desse empreendimento, faz todo o sentido que seja previsto para aquela zona. E considera “tratar-se de um projecto-âncora para o desenvolvimento turístico integrado de todo o território da Aguieira e até para toda a Região Centro”.
A Comissão Mista de Acompanhamento integra os cinco Municípios abrangidos pela Albufeira da Aguieira (Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela) e um conjunto de organismos públicos com interesses na gestão do plano de água, nomeadamente Instituto da Água (que é a entidade promotora do Plano), Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, Direcção Regional de Agricultura da Beira Litoral, Direcção Geral de Turismo e Direcção Geral de Recursos Florestais, entre outros.
O Plano de Ordenamento servirá de base para a definição de uma estratégia de intervenção para esta zona da Albufeira, promovendo medidas de salvaguarda e protecção do plano de água e ambientais, mas ao mesmo tempo criando oportunidades e diversificando a oferta de usufruto desta zona ribeirinha, através nomeadamente da promoção do Turismo, Recreio e Lazer.


Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Concerto comemorativo dos 125 anos da Filarmónica de Mortágua2021-09-29
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade