Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Alunos do Agrupamento de Escolas de Mortágua visitaram campus universitário

2010-11-29
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

Semana Aberta da Ciência e Tecnologia da Universidade de Aveiro

Um grupo constituído por 54 alunos do 9º ano e 48 do 12º ano, do Agrupamento de Escolas de Mortágua, participaram na “Semana Aberta da Ciência e da Tecnologia” da Universidade de Aveiro. A visita ao Campus Universitário, realizada no passado dia 26, foi promovida pelo Município, no âmbito do Projecto “Da Escola, Agarra a Vida”, que entre outros objectivos, pretende estimular os alunos para as áreas tecnológicas e científicas do conhecimento e apoiar os alunos no seu processo de escolha vocacional em termos académicos e profissionais.
Durante a “Semana Aberta” os alunos podem contactar de perto com o mundo da ciência e da tecnologia, nas suas várias áreas, desde a Física, Química, Robótica, Biologia, Engenharia, entre outras, sendo convidados a experimentar, a descobrir, a interagir.
A maior parte das experiências e workshops estavam concentrados na Fábrica - Centro da Ciência Viva, uma estrutura permanente de divulgação científica. Aqui chegados os alunos dividiram-se pelos módulos previamente escolhidos, uma vez que eram mais de 70 as actividades proporcionadas à comunidade escolar.
Na exposição “Mãos na massa” os alunos tinham mais de trinta módulos interactivos relacionados com o mundo da física, da óptica, da mecânica, da gravidade. Todos os módulos continham uma explicação sobre o modo de funcionamento, mas o que se pretendia era suscitar a curiosidade do aluno, no sentido de perceber os fenómenos e as causas que estão por detrás de cada efeito. Os alunos eram estimulados a interagir com os módulos, a mexer, a experimentar, de forma a assimilar autonomamente os fenómenos científicos apresentados.
A Robótica era outra das áreas em grande destaque. No “Sitio dos Robôs” os alunos podiam observar como funcionam variados robôs, como aspiradores, animóides, humanóides e outras criaturas, e como eles reagem às ordens.
Na “Oficina dos Robôs” eram desafiados a construir e a programar um robô que depois era testado num “campo de futebol”. A missão do robô era atirar bolas para uma baliza seguindo as instruções dadas pelos jovens “programadores”. É claro que nem sempre as coisas saíram bem à primeira, mas voltou-se ao computador, reprogramou-se e desta vez o robô cumpriu rigorosamente o percurso e a sua tarefa.
Noutro atelier os alunos aprenderam a fazer pasta de dentes utilizando apenas produtos naturais, como as plantas que temos no quintal ou que abundam no campo. No final cada grupo levou uma amostra para casa da sua pasta de dentes “caseira”.
No “Centro Ciência Viva” os alunos assistiram ainda à projecção de dois filmes em 3D: “Viagem ao interior da célula” e “5000 metros debaixo do mar”. A primeira transportava os alunos numa viagem até ao coração de uma célula, levando-os a descobrir a sua beleza e complexidade, como a replicação do ADN, a divisão de cromossomas, a formação de novas células. O segundo filme retratava duas viagens às profundezas do mar, até 5 mil metros de profundidade, feitas por um submarino e um objecto deitado ao mar (uma lata de refrigerante), dando a conhecer as maravilhas que se escondem num mundo obscuro, tão belo quanto intrigante.
Alguns alunos inscreveram-se nas actividades que estavam patentes nos vários departamentos da Universidade. Foi o caso da visita ao Laboratório de Estruturas e Resistência ao Fogo, situado no Departamento de Engenharia Civil, e único a nível nacional. Aqui os alunos puderam observar a investigação experimental que está a ser feita ao nível da resistência ao fogo dos elementos de construção. No Departamento de Ambiente e Ordenamento os alunos visitaram um Túnel de Vento e assistiram a demonstrações que explicam alguns conceitos relacionados com o aerodinamismo de um objecto, à semelhança do que se passa num carro de Fórmula 1.

“interessante e divertido”

Para Tiago Nunes, a frequentar o 9ºano, foi a estreia na Semana Aberta:“ Achei interessante e divertido. São experiências diferentes daquelas que nós fazemos na nossa escola”.
No caso de Luís Garcia, do 12ºano, foi a segunda participação no evento: “Já cá estive quando andava no 9ºano. Agora presto ainda mais atenção porque estou no 12ºano e a minha área é Científicos. O facto de podermos experimentar e ver como as coisas funcionam na prática, torna ainda mais interessante”.
Pelas reacções dos alunos é de concluir que se tratou de uma jornada vivida com muito interesse, entusiasmo e divertimento, que possibilitou a alguns alunos o primeiro contacto com um campus universitário e em geral tomar contacto directo com o mundo da ciência e da tecnologia.



Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Marcos Históricos. Praça do Município acolheu o espetáculo “A Encruzilhada do Bussaco”. 2021-10-12
Mortágua foi palco do espetáculo comunitário “O Caldo – Contar de Ouvido”2021-10-06
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade