Bem vindo ao ao www.cm-mortagua.pt

 Menu

 


 Agenda Municipal

 

Edição de
Outubro 2021


Versão em PDF


Acompanhe o Município
de Mortágua no Facebook

 


 

Conheça as novidades do Mercado Municipal



 Newsletter
Deseja receber notícias de Mortágua no seu endereço de e-mail?

Subscreva a nossa newsletter.

Clique aqui para se inscrever.


Notícia
Índice >  



Fim de Semana da Lampantana foi um sucesso e restaurantes querem repetir para o ano

2010-11-03
Fonte: Câmara Municipal de Mortágua

A primeira edição do Fim de Semana da Lampantana constituiu um enorme sucesso e excedeu mesmo as expectativas iniciais, tendo-se verificado uma grande adesão de visitantes, de todo o País. Aliás nestes três dias foi bem visível que houve uma afluência de pessoas e um movimento comercial muito superior ao normal.
Os dois primeiros dias foram os que tiveram maior afluência, com os restaurantes a registarem salas lotadas, com jantares de famílias, grupos, empresas.
“Correu muito bem nos três dias. O domingo foi mesmo atípico, apareceu muita gente, uns com reserva, outros sem reserva, pessoas que vieram da Mealhada, Coimbra, Cantanhede e que tiveram conhecimento do evento através dos Jornais, da Internet”, referiu-nos Helder Oliveira, Chefe de Mesa do Restaurante “Acepipe Real”.
Muitas pessoas, sobretudo oriundas de fora do concelho, manifestaram curiosidade sobre o nome “Lampantana: “As pessoas mais antigas conhecem o nome, outras lembravam-se que no tempo dos avós falava-se na Lampantana. As pessoas mais novas é que não conhecem tanto mas nós tivemos também o cuidado de explicar às pessoas em que consiste o prato, qual a diferença entre a Lampantana e a Chanfana”, adiantou.
O balanço final é extremamente positivo: “Acho que foi uma excelente iniciativa e para repetir mais vezes”, afirmou.
Também no Restaurante “O Nosso Lar” não houve mãos a medir. “No domingo tivemos aqui um grupo de 36 pessoas, eram de Tondela, Gondomar, Macedo de Cavaleiros, Viseu, um outro grupo de 46 pessoas da zona de Aveiro, além de pequenos grupos de Mortágua.
Eram pessoas que vinham mesmo só para comer a Lampantana”, referiu-nos Juvenal Teixeira, gerente.
A procura foi muito grande: “Gastámos cerca de 200 Kg de carne, não sobrou nada”, contou-nos Lidia Santos, gerente do mesmo Restaurante. No Restaurante “A Roda” o cenário não foi diferente: “Foi muito bom, ultrapassou todas as nossas expectativas. Foi sempre o forno a assar todos os dias e tivemos que fazer novas encomendas de carne junto do nosso fornecedor”, contou-nos Ivone Pereira. Acrescentando: “As pessoas também elogiaram o vinho, que foi uma oferta do Município. Acho que foi também uma excelente ideia”.
E mostrou-nos os cupões em que consta a localidade dos visitantes: “Tivemos aqui pessoas de Leiria, São Pedro do Sul, Viseu, Coimbra, Setúbal, Vialonga, Santo António dos Cavaleiros, entre outros locais”.
Manuel Valentim, gerente do Restaurante “Floresta”, estava também satisfeito com o saldo final do evento: “Todos os dias correram muito bem. Tivemos aqui gente de todo o lado, inclusive de Lisboa, Algarve, Figueira da Foz, Caldas da Rainha, Bairrada, que vieram só por causa da Lampantana. Nalguns casos tinham cá familiares ou amigos, noutros casos tiveram conhecimento pela Internet”, explica.
Nesta primeira edição participaram nove restaurantes: A Mó, A Roda, Acepipe Real, Floresta, Lagoa Azul, O Nosso Lar, Magnólia, Orlando e Teu Amigo.
O evento foi não só bom para o negócio dos restaurantes aderentes mas também para os talhos e fornecedores dos lanígeros, dado que praticamente toda a carne foi comprada em Mortágua, segundo nos confidenciaram os responsáveis.
É de referir ainda que os clientes recebiam um cupão em que podiam apontar a sua opinião sobre o prato e o serviço do restaurante. A esmagadora maioria das pessoas, mais de 90%, deu nota de Bom ou Excelente a ambos, o que além de ser altamente lisonjeador para os restaurantes aderentes, significa que as pessoas experimentaram a Lampantana...e gostaram!

Uma parceria de sucesso e para continuar

O presidente da Câmara Municipal, Afonso Abrantes, mostrou-se satisfeito com o balanço final da iniciativa, promovida pelo Município: “Para primeira vez foi claramente um sucesso, acho que ninguém esperava tamanha adesão. A Lampantana é uma marca do concelho, que está devidamente registada, é indiscutivelmente um ponto de atracção no roteiro do concelho e temos que continuar a apostar na divulgação desta iguaria de Mortágua”, afirma.
O Presidente da Câmara aproveitou para felicitar os restaurantes aderentes: “Fizeram um excelente trabalho, um grande esforço, o Município deu o seu contributo, mas o mais importante é que estejamos todos unidos na promoção do concelho. Não é só os restaurantes que têm a ganhar, é o concelho no seu todo.
O facto de termos tido tantos visitantes que vieram a Mortágua só para comer a Lampantana, só por si é muito significativo e concerteza que as pessoas vão voltar outras vezes, dado que a Lampantana é um prato habitualmente confeccionado nos nossos restaurantes”.
A adesão foi tão grande que alguns restaurantes já decidiram inscrever a Lampantana no seu cardápio diário. “Isso é também muito importante para a afirmação da identidade desta iguaria como prato tradicional de Mortágua”, salienta.
Segundo o Presidente da Câmara, o objectivo do Fim de Semana da Lampatana “é preservar este prato que tem tradições ancestrais em Mortágua, e naturalmente promovê-lo enquanto património gastronómico do concelho”. E deixou a garantia de uma segunda edição no próximo ano.




Direitos de autor reservados
ImprimirImprimir

  Outras notícias
Mundiais de Pista. Ciclista Iúri Leitão sagrou-se Vice-Campeão do Mundo na prova de eliminação.2021-10-25
Primeira reunião do Executivo Camarário2021-10-22
Presidente da Câmara eleito traçou objetivos do programa de governação para os próximos 4 anos: “Fazer mais pelas Pessoas” e construir uma “Melhor Mortágua”.2021-10-19
Bruno Sancho vence em casa e sagra-se novo Campeão Nacional de Maratona XCM, categoria Elites.2021-10-18
Ricardo Pardal tomou posse como presidente da Câmara para o mandato 2021-20252021-10-18
Receção aos alunos da Academia Saber+. Ano letivo arrancou com cerca de 70 alunos já inscritos.2021-10-04
Passeio Noturno Encenado – “Marcos Históricos - A encruzilhada do Bussaco”2021-09-29
Joaquim Silva e Pedro Pinto foram bronze no Campeonato Nacional de Rampa 2021-09-13
Mortágua tem 4º mural evocativo das Invasões Francesas. Trabalho é da autoria da artista mortaguense Rute Gonzalez. 2021-09-08
Joaquim Silva, da equipaTavfer-Measindot-Mortágua, venceu 1ª Etapa e é Camisola Amarela do GP Jornal de Notícias 2021-09-01


Início | Município | Notícias | Eventos | Turismo | Contactos | Mapa do Site | Política de Privacidade